Política

Angola e Japão avaliam implementação do Acordo de Protecção de Investimento

Durante um encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador nipónico, Suzuki Toru, Angola e Japão analisaram, em Luanda, a necessidade da implementação do Acordo de Liberalização, Protecção e Promoção de Investimentos (ALPPRI).

10/06/2023  Última atualização 09H50
Embaixador japonês comunicou a Téte António a vinda do ministro da Economia, Comércio e Indústria © Fotografia por: DR

Na mesma audiência, realizada quinta-feira, o diplomata aproveitou para anunciar que o ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Nishimuna Yasutoshi, vai visitar, na primeira quinzena de Agosto deste ano, Angola.

A cooperação bilateral entre Angola e o Japão começou em 1988 como Ajuda de Emergência através da UNICEF. O Japão tem estado a realizar a sua assistência bilateral com Angola, através de organizações internacionais, nos esforços para a reconciliação nacional, ajuda alimentar, assistência aos agricultores e combate à pobreza, assim como ajuda ao repatriamento de refugiados, desminagem, instalações de abastecimento de água e construção de escolas primárias, rede de comunicação, portos, entre outros, com foco em infra-estruturas básicas.

Cumprimentos de despedida

Florinda Adenike Ukonda, secretária executiva da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), foi, quinta-feira, à sede do MIREX, em Luanda, apresentar cumprimentos de despedida ao ministro das Relações Exteriores, Téte António.

Em fim de missão, Ukonda, citada pelo Ministério das Relações Exteriores, agradeceu o apoio do Governo angolano durante a permanência no país enquanto secretária executiva da Comissão do Golfo da Guiné.

Diplomata de carreira, a embaixadora Florinda Adenike Ukonda já foi secretária executiva adjunta (Assuntos Políticos) da Comissão do Golfo da Guiné (GGC) e alta comissária da Nigéria na Jamaica. Desempenhou, igualmente, as funções de alta comissária do seu país no Haiti e na República Dominicana, além de chefe do protocolo do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Nigéria.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política