Política

Angola e Índia avaliam estado da cooperação político-diplomática

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, na manhã de segunda-feira, em audiência, o embaixador da Índia em Angola, Vidhu Nair, com quem avaliou o estado da cooperação bilateral, com realce para os domínios político-diplomático, económico, comercial e social.

16/04/2024  Última atualização 08H14
Chefe da diplomacia recebe Vidhu Nair © Fotografia por: DR
As duas entidades abordaram, igualmente, a reactivação da Comissão Mista e a realização de visitas ao mais alto nível entre delegações dos dois países.

Na ocasião, Teté António referiu que o Executivo angolano reconhece o papel da Índia para o desenvolvimento económico de Angola, com destaque para as diferentes áreas de cooperação já existentes.

Por sua vez, o embaixador Vidhu Nair manifestou o desejo de ver implementada a cooperação na área da tecnologia digital, uma ferramenta fundamental para impulsionar negócios e transformar realidades.

A Índia estabeleceu relações diplomáticas com Angola em 1985 e, desde então, mantêm uma cooperação considerada extremamente cordial. É o terceiro maior parceiro comercial de Angola, partilhando cerca de 10 por cento do comércio externo de Angola, principalmente por conta da compra de petróleo bruto. Desde o ano de 2021 que o comércio bilateral tem sido crescente, atingindo a cifra dos 3,2 mil milhões de dólares, com um aumento nas exportações indianas para Angola, avaliadas em 452 milhões de dólares.

A comunidade indiana em Angola é estimada em 5 mil pessoas, que se dedicam, essencialmente, ao comércio, saúde, agricultura e ao offshore, assim como uma presença significativa na indústria transformadora que lida com plásticos, metal, aço e vestuário.

A Índia, com uma população estimada em 1,4 biliões de habitantes (2022), está localizada no Sul da Ásia e é o sétimo maior país do mundo em termos de área geográfica. Faz fronteira, a Norte, com o Nepal, China e Butão, a Leste com Myanmar e Bangladesh, a Oeste com o Paquistão e a Sul com o Oceano Índico. A sua capital é a cidade de Nova Delhi.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política