Política

Angola e EUA analisam acordos na defesa

O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, recebeu, em audiência, o embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Angola, Tulinabo Mushingi, com quem analisou os acordos assumidos entre os dois Estados no domínio da Defesa.

04/02/2023  Última atualização 09H53
© Fotografia por: DR
O encontro de quinta-feira enquadrou-se na implementação do Memorando de Entendimento no domínio da Defesa e Segurança entre os EUA, segundo uma nota citada pela Angop.

De acordo com o documento, o embaixador dos EUA informou da vinda, este mês, de altos responsáveis do Departamento da Defesa e Segurança que, com as autoridades angolanas vão analisar e avaliar as acções em curso e a implementação de outras, no quadro da modernização das Forças Armadas Angolanas (FAA) e de outros órgãos.

Angola é um dos países africanos com os quais os Estados Unidos têm uma parceria estratégica. Os outros são a África do Sul e a Nigéria.

Em Abril do ano passado, o ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República chefiou uma delegação angolana que se deslocou a Washington para participar no acto que assinalou o 5º aniversário da assinatura do memorando de entendimento no sector da Defesa.

O memorando foi rubricado a 17 de Maio de 2017, pelo então ministro da Defesa e actual Presidente da República, João Lourenço, e pelo ex-secretário da Defesa dos EUA, James Mattis.

O programa da visita reservou uma deslocação ao Dreamport (órgão parte do Comando Americano de Cibersegurança), a deposição de uma coroa de flores no Cemitério Nacional de Arlington, bem como um encontro com o director-adjunto do Gabinete de Investigação Federal (FBI), Paul Abbate.

No Pentágono, a delegação angolana reuniu-se com a sub-secretária da Defesa para os Assuntos Africanos, Chidi Blyden, com quem abordou questões de segurança regional.x

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política