Cultura

Angola e Espanha reforçam cooperação em matéria cultural e científica

Uma delegação do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação do Reino de Espanha terminou, sexta-feira, uma visita de três dias a Angola, durante a qual foram reforçadas as relações bilaterais entre os Governos dos dois países em matéria cultural e científica.

02/12/2023  Última atualização 08H32
Promoção do espanhol no mundo © Fotografia por: Arquivo
De acordo com um comunicado da Embaixada de Espanha em Angola, a visita serviu, igualmente, para promover a presença do espanhol no mundo, uma das prioridades da política externa daquele país europeu. "A língua espanhola é um dos grandes trunfos da política externa e da influência de Espanha, naturalmente também em Angola, um país onde a proximidade cultural e linguística é um terreno fértil”, lê-se no comunicado.

O programa da visita incluiu a conferência "Espanhol no mundo”, que o director das Relações Culturais e Científicas do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Espanha, Santiago Herrero, proferiu na Universidade Agostinho Neto (UAN).

Durante a conferência, aberta pela vice-reitora para os Assuntos Académicos da UAN, Fernanda Benedito, Herrero abordou o carácter do espanhol como língua universal e comunidade de diversidade, e a sua influência global nos domínios cultural, linguístico e económico.

Paralelamente à visita da delegação espanhola, realizou-se, em Luanda, um curso de uma semana para a formação de professores angolanos, ministrado por especialistas no ensino do espanhol, no âmbito do programa ELE (Espanhol como Língua Estrangeira).

O curso decorreu no Colégio Crystal, centro oficial do Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) em Luanda e teve como objectivo formar professores de espanhol em novas tecnologias, metodologias e nos últimos avanços no ensino de línguas. A acção formativa foi encerrada, ontem, pelo director de Relações Culturais e Científicas do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Espanha, que teve a oportunidade de trocar impressões com os formandos e professores, que receberam um diploma.

O espanhol é falado por mais de 599 milhões de pessoas no mundo, seja como língua materna, segunda língua ou língua estrangeira. É a segunda língua do mundo em termos de número de falantes nativos (com quase 500 milhões) e a segunda língua de comunicação internacional. estima-se que, este ano, mais de 23 milhões de estudantes estejam o a estudar espanhol como língua estrangeira e que, actualmente, 7,5 por cento dos habitantes do mundo falam esta língua.

O Instituto Cervantes é a instituição pública criada por Espanha, em 1991, para promover, universalmente, o ensino, estudo e a utilização do espanhol e contribuir para a divulgação das culturas hispânicas no estrangeiro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura