Política

Angola e Eslovénia abordam impacto das alterações climáticas na economia

Edna Dala | Em Doha

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, foi recebida, segunda-feira, em audiência, na cidade de Doha, capital do Qatar, pela Presidente da Eslovénia, Natasa Pirc Musar, com quem abordou questões sobre as alterações climáticas e o seu impacto no desenvolvimento dos Estados.

07/03/2023  Última atualização 08H50
Esperança da Costa e Natasa Musar analisaram a intenção de rever as questões de igualdade de género em ambos os países em próximos encontros © Fotografia por: Vigas da Purificação| Edição de Novembro

No encontro, que teve lugar no Centro de Convenções do Qatar, à margem da 5ª Conferência das Nações Unidas sobre os Países Menos Avançados (PMA), a estadista eslovena elogiou a posição e a "voz activa” de Angola em relação às alterações climáticas, bem como a iniciativa do Executivo para as energias renováveis, en-quanto "força motriz” para a transição energética.

Em declarações à imprensa, Natasa Musar demonstrou interesse em juntar-se à voz de Angola em matéria ambiental e segurança alimentar. Lembrou que, enquanto parte da antiga Jugoslávia, o seu país tinha uma cooperação muito forte com os países africanos no quadro da agenda e política externa, pelo que é pretensão prosseguir com essa iniciativa.

A nível da União Europeia e da Eslovénia, disse que o seu país também está a sofrer com as alterações climáticas, que têm provocado incêndios florestais.

"Devemos ter em consideração que só existe um Planeta Terra. Então, é nossa responsabilidade e a nível de cada país trabalharmos mais contra as mudanças climáticas, para termos um planeta mais saudável, porque é o único que existe para vivermos”, afirmou.

A Presidente da Eslovénia, eleita há dois meses, felicitou Esperança da Costa pelo cargo de Vice-Presidente da República e por se tratar da primeira mulher nesta posição em Angola.

"A Vice-Presidente da República de Angola foi eleita há sensivelmente seis meses e eu fui eleita Presidente da Eslovénia há dois meses. É um sinal muito positivo, o que marca uma era de cooperação”, acrescentou.

Natasa Musar manifestou, também, a intenção de, num futuro encontro, abordar com a Vice-Presidente da República questões de igualdade de género. "Há 32 anos que a Eslovénia se tornou independente e sou a primeira mulher Presidente no cargo”, assinalou.

Durante as conversações com a Vice-Presidente da República, Natasa Musar referiu que foi informada por Esperança da Costa que Angola também tem sido afectada pelas mudanças do clima.

A Presidente da Eslovénia partilhou, igualmente, com Esperança da Costa várias ideias de projectos em curso, com destaque ao hidrogénio verde e energias renováveis.

Referindo-se aos projectos em curso, Natasa Pirc Musar disse que a União Europeia está a trabalhar num novo Índice sobre a Vulnerabilidade, que vai permitir aos Países Menos Avançados obterem financiamentos para colmatar os problemas de desenvolvimento sustentável.


  Visita à Embaixada no Qatar

No final da tarde de segunda-feira, Esperança da Costa efectuou uma visita à Embaixada de Angola no Qatar, onde foi recebida pelo chefe da missão diplomática neste país, Ramos da Cruz, e um grupo de deputados participantes na 5ª Conferência.

Por ocasião da deslocação da Vice-Presidente da República, o embaixador Ramos da Cruz referiu que o nível de cooperação entre Angola eo Qatar não começou com a visita do Chefe de Estado em 2019, mas serviu para activar os laços do intercâmbio bilateral. Nessa época, foram assinados acordos e estabelecida a relação entre os dois países.

Apesar do Estado do Qatar não ter ainda uma Embaixada em Angola, o diplomata disse existir uma pretensão já antiga de empresários deste país asiático investirem no território nacional.

Quanto aos serviços da Embaixada, Ramos da Cruz explicou que, por enquanto, não emite vistos. "Os vistos continuam a ser emitidos pelos Emirados Árabes Unidos, mas em breve estaremos em condições de o fazer”, esclareceu. 

Questionado se existe uma comunidade de angolanos no Qatar, o diplomata disse haver alguns compatriotas, fundamentalmente, a trabalhar. "Não temos conhecimento de imigrantes aqui a viver que não seja ao nível de contratos de trabalho”, referiu, destacando alguns nomes como o do futebolista Gerson Dala.

Ressaltou que a grande maioria dos angolanos trabalha no sector do Petróleo e Gás.

O responsável recordou que  Angola e o Qatar cooperam nos domínios dos Recursos Minerais e  Transportes Aéreos, que culminou com a abertura da linha do Qatar em Luanda, um acordo de supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, assim como na área do Comércio. Os dois países assinaram ainda  um Acordo de Protecção Recíproca de Investimentos.

Ainda ontem, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, recebeu, em audiência, na Embaixada de Angola em Doha, o secretário-geral da OEACP, Georges Chikoti, que participa, igualmente, na 5ª Conferência das Nações Unidas sobre os Países Menos Avançados (PMA).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política