Política

Angola e China celebram 40 anos de relações bilaterais

Paulo Caculo

Jornalista

Um conjunto de actividades, entre as quais fóruns e workshops, marca, hoje, em Luanda, a abertura das celebrações dos 40 anos das relações políticas e diplomáticas entre Angola e a China, iniciadas em 1983.

06/01/2023  Última atualização 07H40
© Fotografia por: DR

Os eventos organizados com suporte institucional da Embaixada da China em Angola, além de assinalar as quatro décadas de cooperação entre os dois países, de acordo com uma nota a que o Jornal de Angola teve acesso, saúda também os 13 anos da parceria estratégica sino-angolana.

A iniciativa de promover fóruns e workshops demonstra, seguramente, a alta importância manifestada pelo Governo chinês ao desenvolvimento das relações bilaterais, reforçada nos últimos anos com esforços conjuntos, beneficiando os dois países e povos.

Numa abordagem recente ao "JA”, por ocasião de um acordo rubricado pelos países no sector da Saúde, o embaixador chinês em Angola, Gong Tao, enfatizou que as relações sino-angolanas obtêm, nos últimos anos, um conjunto de realizações, sucessos e avanços.

"As áreas de cooperação entre os dois países são mais amplas, desenvolve-se integralmente a cooperação bilateral nos domínios político, diplomático, económico e comercial, cultural, educacional, consular, policial, militar e outros”, sublinhou, na altura, para em seguida destacar que a China se tornou no maior parceiro de Angola.

"A China é o maior mercado de exportação de petróleo angolano, principal país de origem de financiamento e o maior país de origem das mercadorias importadas de Angola. Ao mesmo tempo, Angola tornou-se o segundo maior fornecedor de petróleo da China no mundo, segundo maior parceiro comercial e o terceiro maior mercado de contratação de engenharia em África”, elucidou.

As celebrações dos 40 anos das relações bilaterais entre Angola e a China será assinalada, igualmente, com a realização da Gala de Festival da Primavera 2023.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política