Política

Angola e Alemanha reforçam cooperação

Angola e Alemanha manifestaram, segunda-feira, a vontade de reforçar as relações de cooperação em vários domínios da vida política, diplomática, económica e social.

31/01/2023  Última atualização 08H27
Angola e Alemanha reforçam cooperação © Fotografia por: DR

De acordo com um comunicado de imprensa a que o Jornal de Angola teve acesso, delegações dos dois países estiveram reunidas em Luanda, na sequência de uma audiência que o ministro das Relações Exteriores, Téte António, concedeu ao embaixador da Alemanha em Angola, Stefan Trauman.

A nota de imprensa refere que as duas delegações, durante a audiência, passaram em revista assuntos de interesse comum, com realce para a discussão e análise do acordo sobre a empregabilidade dos funcionários destacados na Missão diplomática da Alemanha em Angola.

A Alemanha, sublinha a nota, está com o mesmo procedimento com mais 52 países, com os quais tem relações diplomáticas, por forma a estabelecer um denominador comum para defender a empregabilidade dos familiares dos diplomatas.

"O momento foi igualmente aproveitado para as partes debruçarem-se sobre a realização da próxima reunião da Comissão Mista Bilateral, além da dinamização da Câmara de Comércio Angola e Alemanha”, refere a nota de imprensa.

Stefan Trauman realçou a necessidade de se criar um Gabinete de Acompanhamento para a Energia Hidrogénica e considerou ser uma chave importante para uma economia neutra em relação ao clima.

Alemanha e Angola, sendo dois parceiros tradicionais, têm projectos que incidem nas áreas de construção de infra-estruturas para a produção de energia eléctrica, indústria farmacêutica e no domínio da Construção e Gestão Hospitalar.

 

Comissão do Golfo da Guiné

As formas de dinamização da Comissão do Golfo da Guiné foram analisadas, ontem, durante uma audiência que o ministro das Relações Exteriores, Téte António, concedeu à secretária executiva desta instituição Africana, Florentina Adenike Ukonga.

Durante o encontro, as duas individualidades abordaram assuntos relacionados com funcionamento da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), assim como questões administrativas da instituição africana, com sede em Luanda.

A Comissão do Golfo da Guiné nasceu do tratado assinado em Libreville, República do Gabão, a 3 de Julho de 2001, por Angola, Congo, Gabão, Nigéria e São Tomé e Príncipe, constituindo-se numa ferramenta institucional permanente de cooperação destes Estados ribeirinhos do Golfo da Guiné, com vista à defesa dos seus interesses comuns e a promoção da paz e do desenvolvimento sócio-económico assente no diálogo e concertação, baseados nos laços de amizade, solidariedade e fraternidade que os unem.

A Comissão do Golfo da Guiné, a que aderiram em 2008 os Camarões e a Re-pública Democrática do Congo, mantém-se aberta à adesão de outros Estados da sua costa, com o objectivo de transformar a sub-região numa zona de paz e segurança.

Angola assume o Secretariado Executivo-Adjunto da Comissão do Golfo da Guiné. O embaixador angolano Afonso Evaristo Eduardo é o secretário executivo-adjunto para os Assuntos Políticos da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), nomeado por Muhammadu Buhari, Presidente da República Federal da Nigéria e presidente em Exercício da organização sub-regional.

Angola é membro fundador da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), criada em 1999.

 

Bolsas de estudo na Sérvia

Ainda ontem, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu em audiência o embaixador da Sérvia em Angola, Milios Persic, com quem abordou os preparativos da próxima reunião da Comissão Mista Bilateral Angola e Sérvia e a reunião de consultas políticas para rever os acordos já existentes entre os dois países.

A nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores refere que a Sérvia tem um programa de oferta de bolsas de estudo para angolanos nos ramos da Economia, Agricultura e Indústria.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política