Angola e a Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) assinaram, esta terça-feira, em Istambul (Turquia), um contrato para a extensão da assistência técnica estabelecida entre as partes desde 2019, no domínio da supervisão, anunciaram, os serviços de imprensa do Ministério dos Transportes.
O voo inaugural para a ligação Luanda-Madrid-Luanda, da companhia TAAG, regressou esta terça-feira, pelas 6h39 minutos, à capital angolana, depois de concretizar a primeira experiência comercial para cidade espanhola, na segunda-feira, às 16h36, hora de Angola, menos uma hora em relação ao horário espanhol.
Alemanha e Angola avançam na produção e exportação de hidrogénio verde, anunciou, quinta-feira(12), em Luanda, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, na abertura de um encontro bilateral consagrado a essa fonte de energia não poluente, realizado como parte dos esforços institucionais destinados a elevar a contribuição das energias limpas na matriz energética do país.
A matriz energética angolana incorpora 62 por cento de fontes limpas, mas a ambição é chegar a 70 por cento até 2025, de acordo com o ministro de Estado para a Coordenação Económica, na abertura do 1º Simpósio sobre Hidrogénio Angola/Alemanha.
Manuel Nunes Júnior reiterou os esforços do Governo para o desenvolvimento de projectos de produção de energias limpas de fontes hídricas e fotovoltaicas, com a instalação de parques solares em curso, no quadro dos compromissos assumidos para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas.
O responsável considerou que o hidrogénio verde, enquanto fonte de energia renovável e mais sustentável, está alinhado aos objectivos da estratégia da transição energética em execução pelo Estado angolano, sob coordenação do Ministério da Energia e Águas.
Nessa acepção, notou, o simpósio ontem realizado em Luanda "abre oportunidades para a absorção de conhecimentos científicos sobre a produção e utilização deste recurso no contexto da transição energética”, permitindo "à classe empresarial nacional criar novas parcerias de negócios com os empresários alemães, incluindo a transferência de tecnologias para alavancar a indústria do país”.
De acordo com o ministro, a produção de hidrogénio verde e seus derivados, em Angola, é uma alternativa que contribuirá para a redução das emissões de gases de efeito de estufa, o que colocará o país na trajectória para neutralidade carbónica, em 2050.
O objectivo, apontou, é a redução da dependência do país do petróleo e gás, no quadro da diversificação do sector, dando início de forma tangível o de transição energética.
Impacto no país
Manuel Nunes Júnior lembrou que a mudança global de energias fósseis para limpas e renováveis, terá grandes implicações económicas para os países exportadores de hidrocarbonetos, como é o caso de Angola que, além de rica em hidrocarbonetos, possui um grande potencial em fontes renováveis, devido à posição geográfica e condições climáticas privilegiadas para a geração de energia solar, hídrica, eólica e outras.
O desenvolvimento de hidrogénio verde, adiantou, constitui um factor económico de particular importância para a diversificação de fontes de energia substitutas do petróleo, tanto para a arrecadação de divisas por via da exportação, quanto para suportar os esforços de electrificação e desenvolvimento do país.
O governante sublinhou que a sua cadeia do hidrogénio verde comporta a produção, armazenamento e distribuição, incluindo outros serviços que criam valor acrescentado para a economia nacional, além de gerar empregos.
A este respeito, destacou o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Sonangol, com a primeira fase já concluída, no Sumbe, Cuanza-Sul, a representar um instrumento essencial para o desenvolvimento de capacidades científicas que permitirão a realização de projectos de energias renováveis e de minerais do futuro, para aplicação em baterias eléctricas.
Participaram do encontro, além dos membros do Executivo e investidores, o embaixador da Alemanha em Angola, Stefano Traumann, e o director-geral de Política Externa sobre o Clima, Economia e Tecnologia do Ministério Federal Alemão das Relações Exteriores, Oliver Rentschler.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Instituto de Desenvolvimento Agrário ( IDA) prevê implantar, nos próximos cinco anos, mais 10 mil escolas de campo para consolidar o progresso obtido das famílias rurais no domínio do conhecimento das técnicas de produção.
O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), um organismo institucional, tem 15 mil milhões de kwanzas para financiar operadores do sector da Agricultura e Pescas, numa iniciativa que dinamiza o Programa Nacional de Apoio ao Abastecimento Técnico e Material (ATM).
O Complexo Industrial de Fertilizantes de Soyo, cuja construção foi lançada a primeira pedra, esta terça-feira, naquele município do Zaire, produz 1,2 milhões de toneladas de ureia granulada por ano (3,5 mil toneladas por dia), depois de absorver investimentos de 2,2 mil milhões de dólares de um consórcio formado entre a Sonangol e o Grupo Apaia.
O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e o secretário-geral da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), Juan Salazar, assinaram, nesta terça-feira, em Istambul-Turquia, a extensão do contrato de assistência técnica entre o nosso país e aquela organização.
A execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
Cerca de três mil milhões de kwanzas é o valor que vai custar a construção de três centros materno-infantis de referência nos bairros 22 de Janeiro, Alto Kifangondo e Paz nos Mulenvos, em Ca-cuaco, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção no Municípios (PIIM).
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) está reunido, desde terça-feira , em Conselho Consultivo, na cidade do Lu-bango, província da Huíla, para definir as metas do próximo quinquénio 2023-2027.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.