Política

Angola e a Noruega realizaram Consultas Políticas

JA Online

Angola e a Noruega realizaram, na manhã desta sexta-feira, na cidade de Oslo, as Consultas Políticas, um mecanismo de revisão da política externa internacional.

18/11/2022  Última atualização 14H09
© Fotografia por: CEDIDA

As consultas políticas foram encabeçadas ministro das Relações Exteriores, Téte António, e pela chefe da Diplomacia daquele país Nórdico, Anniken Huitfeldt, refere um comunicado de imprensa enviado ao JA Online.


Durante aproximadamente 45 minutos, as partes passaram em revista assuntos ligados a cooperação bilateral, com destaque para a cooperação comercial e empresarial, programa de combate a corrupção, intensificação das relações e dos investimentos nos mais variados sectores da vida económica entre os dois países.

As duas entidades abordarem, igualmente, a cooperação na área dos Direitos Humanos, assuntos climáticos, com destaque para a COP27, das consequências globais da guerra Russo-Ucraniana e da situação de Paz e Segurança na região dos Grandes Lagos.

A agenda do encontro versou, também, sobre assuntos multilaterais, com relevância para uma cooperação mais estreita a nível das Nações Unidas, em particular com aspectos ligados ao Conselho de Segurança da ONU.

As consultas políticas visam, de forma bilateral, o reforço e a promoção das relações político diplomáticas e de cooperação entre os países, cujas referências estão definidas no Memorando de Entendimento entre Angola e a Noruega, assinado à 25 de Maio de 2016.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política