O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reiterou, sábado, em Luanda, o compromisso do partido na criação de políticas para a melhoria das condições de vida dos angolanos, assim como realizar os seus anseios e aspirações.
Angola e a Noruega realizaram, na manhã desta sexta-feira, na cidade de Oslo, as Consultas Políticas, um mecanismo de revisão da política externa internacional.
As consultas políticas foram encabeçadas ministro das Relações Exteriores, Téte António, e pela chefe da Diplomacia daquele país Nórdico, Anniken Huitfeldt, refere um comunicado de imprensa enviado ao JA Online.
Durante aproximadamente 45 minutos, as partes passaram em revista assuntos ligados a cooperação bilateral, com destaque para a cooperação comercial e empresarial, programa de combate a corrupção, intensificação das relações e dos investimentos nos mais variados sectores da vida económica entre os dois países.
As duas entidades abordarem, igualmente, a cooperação na área dos Direitos Humanos, assuntos climáticos, com destaque para a COP27, das consequências globais da guerra Russo-Ucraniana e da situação de Paz e Segurança na região dos Grandes Lagos.
A agenda do encontro versou, também, sobre assuntos multilaterais, com relevância para uma cooperação mais estreita a nível das Nações Unidas, em particular com aspectos ligados ao Conselho de Segurança da ONU.
As consultas políticas visam, de forma bilateral, o reforço e a promoção das relações político diplomáticas e de cooperação entre os países, cujas referências estão definidas no Memorando de Entendimento entre Angola e a Noruega, assinado à 25 de Maio de 2016.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Chancelaria de Defesa da Missão Permanente de Angola junto da ONU em Nova Iorque, representou o país na reunião do Grupo Técnico dos Meios Pertencentes aos Contingentes-COEWG 2023, que decorreu na sede da ONU, de 16 a 27 de Janeiro.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, manteve na cidade de Belgrado, na Sérvia, um encontro com o vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa sérvio, Milos Vucević, onde foi abordado o desenvolvimento das relações de cooperação a nível da Defesa entre os dois países.
Uma mensagem do Chefe de Estado, João Lourenço, dirigida ao homólogo sérvio, Aleksandar Vucic, foi entregue, em Belgrado, ao vice primeiro-ministro para a Área da Política Externa, de Segurança e ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, Ivica Davić, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.
A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no troço Huambo/Lobito, retomou, sábado, após 72 horas de interrupção, em consequência do descarrilamento de seis vagões cisternas, no município do Ucuma.