Política

Angola destaca papel da mulher na transformação sócio-política

A secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher defendeu esta quinta-feira (14) que a promoção da igualdade de género depende da inserção eficaz da mulher nos órgãos de decisão sobre a sociedade capaz de permitir o pleno alcance da transformação social.

14/10/2021  Última atualização 22H56
© Fotografia por: DR

Elsa Bárber discursava no segundo dia da Assembleia do 3º Fórum de Mulheres da Eurásia, em São Petersburgo (Rússia) e reafirmou que a Constituição da República de Angola de 2010 incorpora no artigo 23º o Princípio da Igualdade e o da não Discriminação, que continua a ser o pilar do Estado para promoção dos direitos, liberdades e garantias fundamentais dos cidadãos.

Disse que as mudanças políticas e sócio-económicas em curso no país impõem o incremento da eficiência na gestão das políticas públicas, referindo que o Governo está amplamente convencido de que o desenvolvimento pleno, o bem-estar social e a causa da paz requerem a máxima participação das mulheres em igualdade com os homens em todos os domínios.

"Desta forma, torna-se imprescindível que a jovem mulher seja formada cada vez mais em matéria de emancipação e empoderamento, valores morais e cívicos, bem como educação sexual”, salientou.

Reconheceu que ainda é longo o percurso para a efectivação e satisfação dos anseios das mulheres e das meninas em Angola, no domínio da paridade de género e do seu papel no alcance da transformação social, mas reiterou o compromisso em combater as desigualdades.

Apelou aos agentes sociais e às famílias a promoção do género, preparando rapazes e raparigas a competirem para as oportunidades que a sociedade oferece, bem como banir os estereótipos negativos de género, baseados em crenças que orientam as representações sociais do feminino e do masculino e determinam as atitudes e oportunidades para ambos.

Hoje foram ainda debatidos temas como "A Mudança Social 2030: A Missão das Mulheres para alcançar o desenvolvimento sustentável inclusivo”, "Mulheres: Uma Missão Global em uma Nova Realidade” e a "Missão das Mulheres para alcançar a transformação social”.

Esta noite, a presidente do Conselho da Assembleia Federal da Federação Russa, Valentina Matvienko, promove a gala alusiva ao 3º Fórum Eurásia das Mulheres.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política