Política

Angola defende parceria global contra a Covid-19

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, apelou, quarta-feira, em Viena, Áustria, para uma parceria global no combate à Covid-19, com a distribuição de vacinas de forma igualitária.

10/09/2021  Última atualização 08H30
Fernando da Piedade discursou numa conferência mundial © Fotografia por: DR
Ao discursar na 5ª Conferência Mundial dos presidentes dos Parlamentos, que decorre na capital austríaca, o líder do parlamento angolano disse que ninguém deve ficar de parte no acesso às vacinas da Covid-19. Destacou, com efeito, as acções desenvolvidas pelo Governo angolano para a prevenção e o controlo da pandemia no país.

Fernando da Piedade Dias dos Santos falou, também, sobre a alteração da Lei da Protecção Civil no país, para balizar a actuação do Estado em situações de calamidade pública, observando sempre os direitos e as liberdades dos cidadãos.

Com uma população de cerca de 33 milhões de habitantes, Angola registou, até ao momento, 47 mil casos de Covid-19, dos quais mais de 40 mil recuperados e mais de mil óbitos.

O evento, que reúne mais de 110 presidentes dos Parlamentos, aborda matérias que requerem uma acção parlamentar internacional urgente, incluindo a resposta global à pandemia e à recuperação pós-Covid, a emergência climática, o desenvolvimento sustentável, combate à desinformação, a participação da juventude na política e igualdade de género.

Com sede em Genebra, Suíça, a União Inter-Parlamentar é a organização global dos Parlamentos Nacionais criada em Junho de 1889, em Paris, por um pequeno grupo de parlamentares.

A União Inter-Parlamentar está vocacionada à promover a paz por meio da diplomacia parlamentar e do diálogo inclusivo. Actualmente conta com 179 Parlamentos membros, 13 membros associados e um número crescente de parlamentares de todo o mundo envolvidos no trabalho da organização.Angola é membro efectivo da União Inter-Parlamentar desde 1986.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política