Desporto

Angola dá recital à República Checa

Teresa Luís

Onze minutos foi o tempo, que a Selecção Nacional precisou para derrotar ontem, 36-25, a similar da República Checa, em partida referente à segunda jornada do Grupo E, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, com palco na Eslovénia.

25/06/2022  Última atualização 07H00
Guarda-redes Domingas Mpangu foi eleita Jogadora Mais Valiosa (MVP) do encontro © Fotografia por: IHF-INFO

Contra todas as expectativas, as campeãs africanas foram superiores em todos os aspectos, apesar do nervosismo nos primeiros três minutos, com o placar a registar 0-3, a favor das checas.

Após igualar o marcador a cinco golos, assistiu-se à transfiguração das comandadas de José Chuma. Mais ousado, quer a defender quer a atacar, o combinado angolano aproveitou as fragilidades apresentadas pelo conjunto checo e aos poucos impôs-se no jogo.

Ao cabo dos 30 minutos, 16-13, era o resultado favorável ao "sete” nacional. Na etapa complementar, Angola manteve a mesma postura, obrigando a República Checa a correr atrás do resultado, porém sem o efeito desejado.

Jogados 15 minutos, 24-19, ante a qualidade competitiva apresentada pelas jogadoras, no banco era visível o gáudio das demais atletas. Por sua vez, Chuma orientou o grupo no sentido de manter a calma.

Do lado do combinado europeu, a decepção era evidente, pois, por mais que tentasse, por diversas vezes foi incapaz de visar a baliza defendida por Domingas Mpangu.

Mpangu foi eleita Jogadora Mais Valiosa do encontro MVP. Liliana Mário (pivô) foi a melhor marcadora da Selecção, com oito golos. Tahany Castro (pivô) e Stélvia Pascoal (lateral) somaram cada seis.

Hoje, Angola defronta a Lituânia, às 9h30, e às 15h30, a Roménia mede forças com a República Checa. A Roménia lidera o grupo com quatro pontos, Angola está na segunda posição, com dois pontos, seguida pela República Checa. A Lituânia é a última colocada, sem pontos.

Eis os jogos dos outros grupos marcados para hoje: Índia - Eslováquia (A), Montenegro - Itália (C), Tunísia - Guiné, Suécia – Irão (B), Brasil - Coreia do Sul, França - Noruega (D), Alemanha - Eslovénia (F), Cazaquistão - Áustria, Croácia - Suíça (G) e Hungria - Polónia (H).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto