Onze minutos foi o tempo, que a Selecção Nacional precisou para derrotar ontem, 36-25, a similar da República Checa, em partida referente à segunda jornada do Grupo E, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, com palco na Eslovénia.
Contra todas as expectativas, as campeãs africanas foram superiores em todos os aspectos, apesar do nervosismo nos primeiros três minutos, com o placar a registar 0-3, a favor das checas.
Após igualar o marcador a cinco golos, assistiu-se à transfiguração das comandadas de José Chuma. Mais ousado, quer a defender quer a atacar, o combinado angolano aproveitou as fragilidades apresentadas pelo conjunto checo e aos poucos impôs-se no jogo.
Ao cabo dos 30 minutos, 16-13, era o resultado favorável ao "sete” nacional. Na etapa complementar, Angola manteve a mesma postura, obrigando a República Checa a correr atrás do resultado, porém sem o efeito desejado.
Jogados 15 minutos, 24-19, ante a qualidade competitiva apresentada pelas jogadoras, no banco era visível o gáudio das demais atletas. Por sua vez, Chuma orientou o grupo no sentido de manter a calma.
Do lado do combinado europeu, a decepção era evidente, pois, por mais que tentasse, por diversas vezes foi incapaz de visar a baliza defendida por Domingas Mpangu.
Mpangu foi eleita Jogadora Mais Valiosa do encontro MVP. Liliana Mário (pivô) foi a melhor marcadora da Selecção, com oito golos. Tahany Castro (pivô) e Stélvia Pascoal (lateral) somaram cada seis.
Hoje, Angola defronta a Lituânia, às 9h30, e às 15h30, a Roménia mede forças com a República Checa. A Roménia lidera o grupo com quatro pontos, Angola está na segunda posição, com dois pontos, seguida pela República Checa. A Lituânia é a última colocada, sem pontos.
Eis os jogos dos outros grupos marcados para hoje: Índia - Eslováquia (A), Montenegro - Itália (C), Tunísia - Guiné, Suécia – Irão (B), Brasil - Coreia do Sul, França - Noruega (D), Alemanha - Eslovénia (F), Cazaquistão - Áustria, Croácia - Suíça (G) e Hungria - Polónia (H).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cotação do barril de petróleo Brent, que serve de referência as exportações angolanas, para entrega em Outubro terminou, esta segunda-feira, no mercado de futuros de Londres em alta de 1,77%, para os 96,60 dólares.
O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, atletas de várias modalidades de luta, no Palácio Presidencial, tendo manifestado satisfação com a conquista de 67 medalhas nos campeonatos africanos de Jiu-jitsu, Judo e Lutas.
A cidade do Huambo completou 110 anos desde a sua fundação e elevação a esta categoria, no dia 8 de Agosto de 1912 através da portaria 10.40, assinada pelo então general e político português José Maria Mendes Ribeiro Norton de Matos.
A exposição fotográfica intitulada “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” está patente desde sábado até a primeira semana do mês de Setembro, nas salas 1 e 2 do Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, província de Córdoba, na Argentina.