Angola está representada na sede da ONU, em Nova Iorque, pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na conferência das Nações Unidas sobre a água, sob o lema "Acelerando a Acção Rumo ao Futuro Sustentável".
O Presidente João Lourenço autorizou despesas no valor global de 2,2 mil milhões de kwanzas para obras de requalificação do Cine Alfa 1 e 2, que se transformarão no futuro Museu do Cinema.
Angola é uma das convidadas a participar na edição 2023 da Cimeira Cidades de África e dos Estados Unidos da América (EUA), agendada de 20 a 24 do mês em curso, na Cidade do Cabo, África do Sul.
O convite ao país, para marcar presença no evento organizado pela Sister Cities International Africa Summit, foi formulado à ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote, pela presidente da Geminação das Cidades de Houston, no Texas, e Luanda, Fátima Benge, durante a recente audiência concedida pela governante angolana à responsável da associação.
"Um dos principais projectos que trago à senhora ministra é sobre uma Cimeira que vai acontecer na África do Sul, onde a SCI Africa Summit, a geminação das cidades a nível internacional, vai organizar um encontro com todos os países africanos e as cidades americanas com geminação com o continente”, disse Fátima Benge, à saída da audiência com a ministra de Estado, para em seguida ressaltar que o evento é de "mais alto nível”, razão pela qual se justifica a presença de Angola.
A líder associativa destacou, por outro lado, a importância da reunião que manteve com Dalva Ringote, tendo esclarecido que serviu para fazer a apresentação da organização "sem fins lucrativos”, cujos propósitos defendidos assentam na "promoção de projectos sociais, nas áreas de Educação, Desporto, Saúde, Ambiente, desenvolvimento económico e ajuda humanitária”.
Considerou importante a participação de Angola na Cimeira da Cidade do Cabo, sublinhando a particularidade de o encontro "fortalecer e aumentar” o número de cidades irmãs dos EUA e África dentro da rede SCI, com realce para o foco estratégico desenhado para o grande potencial de crescimento entre as cidades americanas e sul-africanas.
Três temas vão dominar a edição 2023 da Cimeira Cidades de África e dos EUA, nomeadamente, "Fortalecimento das Cidades Geminadas EUA -África existentes”, "Apoio ao Desenvolvimento de Novas Relações entre Cidades Geminadas dos EUA e África” e "Serviço ao Cabo Ocidental e à África do Sul”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Chefe de Estado, João Lourenço, considerou, esta quarta-feira, que “apesar dos lamentáveis acontecimentos, devemos ser honestos em reconhecer que a Justiça angolana está cada vez mais dinâmica, actuante e a cumprir com o papel que dela se espera”.
Angola subiu 18 lugares no mapa "Mulheres na Política 2021" da organização União Interparlamentar e a ONU Mulheres, números que demonstram a importância que se dá cada vez mais ao papel do género nas áreas de decisão do país, segundo a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.