Economia

Angola começa a fabricar entre Abril e Junho contadores pré-pagos de àgua e luz

Entre os meses de Abril e Junho deste ano, está previsto o arranque da fase de produção de contadores pré-pago de luz e àgua no país, numa iniciativa da empresa de direito angolano Hengye Electronics - Indústria SA.

10/02/2021  Última atualização 19H41
© Fotografia por: DR
A meta é de atingir, numa primeira fase, uma produção anual estimada em 319 mil contadores monofásicos e 19 mil trifásicos de electricidade e 200 mil contadores de água. Para tal, foram investidos já 20 milhões de dólares, em capital subscrito pelos parceiros chineses.

O referido é uma resposta de parceiros estratégicos do Governo às crescentes reclamações com as cobranças por estimativa que ainda são feitos no consumo da àgua pelo país e o da electricidade em zonas onde ainda não foram instalados o sistema pré-pago de luz.

É também resposta de uma promessa dada pelos responsáveis do sector da Energia e Àguas, que, recorrentemente, se confrontam com as queixas dos consumidores das centralidades principalmente sobre cobrança indevida e uma alta fuga aos pagamentos.
Treinamento dos operadores

Nese sentido, a empresa Hengye Electronics - Indústria realizou, recentemente, uma acção formativa direccionada aos colaboradores da Epal EP, sobre o uso dos contadores de água pré-pagos. Entre as vantagens citadas, além da tecnologia empregue, foi também referenciada a possibilidade de melhoria do serviço, pela oferta aos consumidores de uma melhor gestão e controlo dos gastos, através do pagamento do valor real consumido.

A acção formativa decorreu no anfiteatro daquela instituição do sector da Energia e Águas, e contou com a participação de elementos dos diversos departamentos, tendo como objectivo principal, a apresentação técnica dos contadores que serão fabricados em Angola pela Hengye e capacitação ao seu manuseamento.

Durante a sessão, foram apresentados os diferentes tipos de aparelhos que a empresa irá produzir e fornecer à EPAL, E.P., a partir deste ano. Recorde-se que em Outubro do ano passado, aquando do lançamento da primeira pedra, o presidente do Conselho de Administração da Hengye Electronics, Frederico W.L Pinnock Makilanda, fez referência ao facto de esta ser a primeira fábrica de contadores de luz e água pré-pagos em Angola.

Além da criação de 350 empregos directos e 150 indirectos, a fábrica será uma mais-valia, na redução dos custos associados à importação destes equipamentos pelas empresas públicas do ramo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia