Angola e a Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) assinaram, esta terça-feira, em Istambul (Turquia), um contrato para a extensão da assistência técnica estabelecida entre as partes desde 2019, no domínio da supervisão, anunciaram, os serviços de imprensa do Ministério dos Transportes.
O voo inaugural para a ligação Luanda-Madrid-Luanda, da companhia TAAG, regressou esta terça-feira, pelas 6h39 minutos, à capital angolana, depois de concretizar a primeira experiência comercial para cidade espanhola, na segunda-feira, às 16h36, hora de Angola, menos uma hora em relação ao horário espanhol.
A analista da Control Risks que segue as economias lusófonas disse nesta quarta-feira que Angola é o país africano com mais potencial para responder às necessidades energéticas da Europa, que procura afastar-se da Rússia.
"Angola é o país com mais potencial para responder às necessidades energéticas da União Europeia a curto prazo; é um dos poucos países na região que já exporta gás para os mercados internacionais, incluindo Brasil, Japão, China e Coreia do Sul", disse Marisa Lourenço, a propósito da nova política energética europeia.
Em causa está a tentativa dos países ocidentais de diversificarem as compras de gás à Rússia, e a perspectiva de que os países africanos produtores de gás podem ser uma alternativa viável.
"A capacidade de aumentar a produção de gás, juntamente com a cadeia de fornecimento já bem estabelecida, torna este país o imediato vencedor da mudança geopolítica originada pela guerra na Ucrânia, com a Guiné Equatorial, a República Democrática do Congo, a Mauritânia e o Senegal a estarem bem posicionados para beneficiar nos próximos dois a três anos", disse a analista citada hoje pela Lusa.
"Angola não só tem já uma infra-estrutura de exportações que lhe dá uma vantagem face aos pares regionais, permitindo à União Europeia aceder às cadeias de fornecimento, como as principais petrolíferas não têm de investir tanto capital para aceder às reservas, e é capaz de aumentar a produção", acrescentou a analista.
Elogiando a Sonangol como "uma empresa competente que é capaz de atrair trabalhadores estrangeiros altamente qualificados", a analista da Control Risks salienta que os países europeus já estão a olhar para Angola, exemplificando com o "importante acordo" entre a Itália e o país lusófono africano para "diversificar as fontes de energia".
As oportunidades para Angola vão também surgir "dos profundos laços históricos com Portugal e com a França, bem como do fortalecimento da relação com a Alemanha desde que João Lourenço chegou ao poder, em 2017".
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Instituto de Desenvolvimento Agrário ( IDA) prevê implantar, nos próximos cinco anos, mais 10 mil escolas de campo para consolidar o progresso obtido das famílias rurais no domínio do conhecimento das técnicas de produção.
O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), um organismo institucional, tem 15 mil milhões de kwanzas para financiar operadores do sector da Agricultura e Pescas, numa iniciativa que dinamiza o Programa Nacional de Apoio ao Abastecimento Técnico e Material (ATM).
O Complexo Industrial de Fertilizantes de Soyo, cuja construção foi lançada a primeira pedra, esta terça-feira, naquele município do Zaire, produz 1,2 milhões de toneladas de ureia granulada por ano (3,5 mil toneladas por dia), depois de absorver investimentos de 2,2 mil milhões de dólares de um consórcio formado entre a Sonangol e o Grupo Apaia.
O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e o secretário-geral da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), Juan Salazar, assinaram, nesta terça-feira, em Istambul-Turquia, a extensão do contrato de assistência técnica entre o nosso país e aquela organização.
O Chefe de Estado, João Lourenço, considerou, esta manhã, em Lisboa, preocupante o estado de saúde do antigo Presidente José Eduardo dos Santos, que se encontra em tratamento em Barcelona, Espanha.
A execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) está reunido, desde terça-feira , em Conselho Consultivo, na cidade do Lu-bango, província da Huíla, para definir as metas do próximo quinquénio 2023-2027.