Sociedade

Angola com incidência anual da tuberculose de 202 casos

JA Online

Angola tem uma incidência anual de tuberculose estimada em 202 casos em 100.000 habitantes e notificou cerca de 63.000 casos, em 2022, registando neste momento “limitações” de fármacos de primeira linha, de acordo com a Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida e Grandes Endemias (ANASO), num comunicado sobre o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que hoje se assinala

24/03/2023  Última atualização 13H46
© Fotografia por: DR | Arquivo

A Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida e Grandes Endemias, em mensagem sobre o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que hoje se assinala, refere que a faixa etária entre os 15 e os 39 anos é a mais afectada pela doença no país.

Segundo a ONG, Angola está entre os 30 países com maior carga de tuberculose e esta doença "é considerada a terceira causa de morte no país”, depois da malária e dos acidentes rodoviários.

A ONG alertou que o país "tem limitações de fármacos de primeira linha”, refere a ANASO, observando que o número de casos de tuberculose multirresistente no país "está a aumentar”.

"A recolha de dados é feita de forma deficiente. A taxa de abandono é alta e a taxa de co-infeção VIH/tuberculose está estimada em 12%”, sublinha o comunicado citado pela Lusa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade