Política

Angola assume presidência africana na UNESCO

Angola assumiu, segunda-feira, a presidência anual africana na Organização das Nações Unidas Para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) durante uma reunião na sede da organização, em Paris (França), com a participação de mais de 40 países africanos.

31/01/2023  Última atualização 11H25
Embaixadora Ana Maria de Oliveira diz que a escolha foi unânime © Fotografia por: DR

Segundo a representação de Angola junto da organização, que cita a embaixadora Ana Maria de Oliveira, o país foi eleito por unanimidade pelo seu subgrupo regional o ano passado (2022), num acto em que esteve representado por si e numa altura em que acontece a passagem de pastas pela antecessora do Senegal.

África está subdividida em cinco grupos regionais e a presidência é rotativa pelos respectivos cinco grupos. Cada grupo, aquando do seu turno, indica o presidente eleito no seio do sub-grupo regional.

Este ano calhou ao grupo da África Central, do qual Angola é parte e o subgrupo elegeu o país para presidente do grupo, em substituição da Namíbia, que ocupou o cargo em 2021.

O papel da presidência de África, ocupado pelo Gabão, assenta no seguinte: Coordenar com os outros presidentes das sub-regiões sobre os vários assuntos ligados a Educação, Ciência e Cultura, trabalhar com presidentes regionais de África sobre os grandes eventos do continente, assim como de outros continentes sobre acordos de cooperação.

No acto de segunda-feira, foram entregues diplomas de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por alguns países.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política