O Presidente da República, João Lourenço, em companhia da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, deslocou-se, sábado, ao stand de Angola, onde a delegação projecta a participação na Cimeira do Clima COP28, na cidade do Dubai.
O Bureau Político do Comité Central do MPLA congratula-se com a visita oficial do Presidente da República aos Estados Unidos da América (EUA), onde foi recebido, na Casa Branca, pelo homólogo norte-americano, Presidente Joe Biden, na última quinta-feira.
Os Governos de Angola e da Guatemala rubricaram, sexta-feira, em Nova Iorque, Estados Unidos da América (EUA), o Memorando para o Estabelecimento de Relações Diplomáticas, com vista à promoção da cooperação bilateral em vários sectores.
"Tratámo-nos sempre bem, mas não tínhamos relações formais”, referiu o ministro das Relações Exteriores, Téte António, que assinou o documento, juntamente com o homólogo da Guatemala, Mário Adolfo, à margem dos trabalhos da 78ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, cujos trabalhos encerram no próximo dia 26.
O ministro Téte António afirmou que Guatemala é um país conhecido pelas potencialidades produtivas, sobretudo em termos agrícolas, salientando, por isso, a urgência de os dois países estabelecerem relações.
O chefe da diplomacia angolana também rubricou, ontem, na sede da ONU, com o homólogo da República Dominicana, Roberto Alvarez, o Acordo de Cooperação Económica.
"Não tínhamos com a República Dominicana um instrumento principal que pudesse fomentar as relações bilaterais em termos de cooperação económica”, afirmou Téte António, realçando que "era preciso preencher este vazio”.
Com a República Dominicana foram assinados acordos relativos à supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, e entre as academias diplomáticas dos dois países.
Téte António justificou a assinatura dos acordos com a República Dominicana por considerar "chave” o país do Caribe, não só em termos geográficos, mas também por ser detentor de uma economia vibrante.
"Considero a República Dominicana um país chave, não só por estar geograficamente numa posição privilegiada, mas, também, pela vibrante economia e visibilidade que possui no mundo”, declarou Téte António, acrescentando que "era preciso diversificar a nossa cooperação nas Caraíbas”.
O ministro disse, a propósito, que os resultados dos acordos, quer com a Guatemala, quer com a República Dominicana, têm vantagens recíprocas.
"Cada um dos países precisa da experiência do outro”, referiu, apontando como exemplo o Suriname, país da América do Sul, que se tem mostrado "muito interessado” na busca da experiência de Angola no domínio da exploração petrolífera.
O ministro das Relações Exteriores sublinhou o desejo de Angola diversificar relações com vários países da América Latina, salientando o mesmo com os das Caraíbas, aproveitando a presidência angolana da Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico (OEACP).
"A presidência da OEACP aumentou a visibilidade do país nas Caraíbas, que possui uma população irmã, tendo em conta a sua descendência africana”, afirmou o ministro Téte António, que se manifestou, também, preocupado com a situação de instabilidade no Haiti, um país com uma população de descendência africana, que jogou um "papel histórico” na sua libertação e que impactou na libertação do continente africano.
Agenda do Chefe de Estado visou a defesa dos interesses do país
O ministro das Relações Exteriores disse, a propósito, que a agenda diplomática desenvolvida nos últimos dias pelo Presidente da República, João Lourenço, em Nova Iorque, representou a defesa dos interesses dos angolanos ao mais alto nível.
Téte António apontou, como exemplo, a participação do Chefe de Estado nas várias reuniões de Alto Nível, no Debate Geral da 78ª Cimeira das Nações Unidas, assim como nos encontros com os homólogos e representantes de organizações internacionais, com destaque para o que manteve com o Secretário-Geral da ONU, António Guterres.
O chefe da diplomacia angolana destacou, ainda, as "excelentes” relações de cooperação de Angola com a ONU, sobretudo, em termos da missão de manutenção da paz na Região dos Grandes Lagos e na África Austral.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA) considerou, sábado, o tenente-general na reforma António Valeriano, falecido em Luanda, no passado dia 27 de Novembro, um notável comandante de tropas e homem de múltiplas qualidades.
O embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana (UA) e da UNECA, Miguel César Domingos Bembe, enalteceu, sábado, a 3ª Edição do Fórum Pan-Africano para Cultura de Paz e Não-Violência – Bienal de Luanda, ocorrida nos dias 22, 23 e 24 de Novembro último, com foco no tema “Educação, Cultura de Paz e Cidadania Africana como Ferramentas para o Desenvolvimento Sustentável do Continente”.
Os desafios de transformação digital do Tribunal de Contas estão, agora, mais reforçados, com a celebração de três acordos de cooperação técnica com as congéneres brasileiras do Estado do Ceará, Baía e o Instituto Rui Barbosa, durante o 3º Congresso Internacional dos órgãos supremos de fiscalização da legalidade das finanças públicas, realizado na última sexta-feira, na República Federativa do Brasil.
A provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, abordou, sexta-feira, com a juíza de Direito responsável pela Sala de Justiça Juvenil do Tribunal da Comarca de Luanda, Maria Alice, questões relacionadas aos direitos da criança.
Os Efectivos da Polícia Nacional, na província do Namibe, em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal, deteram dois cidadãos nacionais, de 16 e 30 anos, acusados de furto de 15 milhões de kwanzas, soube, hoje, o JA Online.
A direcção Municipal dos Tempos Livres Juventude e Desportos do município do Cazenga, em Luanda, realizou uma campanha de divulgação dos métodos de prevenção, conhecimento, factores de discriminação, causas e consequências do HIV/SIDA.