A primeira pedra para a construção da Casa do Artista e Palácio da Música e do Teatro, na antiga instalação da Assembleia Nacional, em Luanda, foi lançada, sexta-feira, pelo ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, marcando, desta forma, o início das obras daquele espaço cultural.
O artista angolano Barceló de Carvalho, Bonga Kwenda, recebeu, na noite de quinta-feira, em Paris, o Grande Prémio da Música do Mundo, durante um espectáculo integrado na cerimónia anual da entrega de prémios da Sociedade Francesa de Direitos de Autor (SACEM).
A Embaixada de Angola em Portugal, em representação do Estado e devidamente mandatada, arrebatou 36 das 38 peças de artesanato nacional que foram leiloadas em Lisboa pelos herdeiros do engenheiro Elísio Romariz dos Santos Silva, um coleccionador de arte português que residiu em Angola e as foi comprando durante vários anos.
O empenhamento da Embaixada de Angola em Portugal na recuperação do maior número de peças desta colecção insere-se no esforço nacional para que as futuras gerações tenham contacto directo com o artesanato nacional, elaborado nas décadas de 50, 60 e 70 e assim reforcem as suas raízes culturais.
Uma das duas peças que não foram arrebatadas por Angola, devido ao elevado preço de licitação (110 mil euros), é uma máscara "Mwana Pwó”, que figura nos apontamentos impressos distribuídos aos licitadores como "A Escultura Tribal dos Povos Bantu”, versão actualizada de 1995, do trabalho com o título "A Escultura Negro-Africana Vista à Luz da Filosofia Bantu”, que o autor apresentou, em 1971, por ocasião dos XXII Jogos Florais da Câmara Municipal de Nova Lisboa (Huambo).
Foi no Museu Regional do Dundo que o engenheiro Elísio Romariz dos Santos Silva estabeleceu os contactos que lhe permitiram aprofundar o interesse pela cultura angolana, tendo participado na criação do Museu de Etnografia do Lobito, refere ainda a nota da Embaixada de Angola em Portugal.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUma década depois da morte de Nelson Mandela, uma exposição de aniversário intitulada “Mandela está morto” foi inaugurada, esta sexta-feira, em Joanesburgo, na África do Sul, pela Fundação do antigo presidente sul-africano.
O ministro da Cultura e Turismo de Angola, Filipe Zau, procedeu, sexta-feira, em Luanda, ao lançamento da primeira das obras de reabilitação da antiga Assembleia Nacional, que vai albergar o futuro Palácio da Música e do Teatro e Casa do Artista, devendo ser inaugurado nos próximos dois anos.
O músico Bonga foi galardoado, quinta-feira, na Maison de la Radio et de la Musique, em Paris, França, ao vencer na categoria "Grande Prémio de World Music", nos "Grands Prix 2023", atribuídos pela Sociedade de Autores, Compositores e Editores de Música (SACEM).
Os Efectivos da Polícia Nacional, na província do Namibe, em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal, deteram dois cidadãos nacionais, de 16 e 30 anos, acusados de furto de 15 milhões de kwanzas, soube, hoje, o JA Online.
A direcção Municipal dos Tempos Livres Juventude e Desportos do município do Cazenga, em Luanda, realizou uma campanha de divulgação dos métodos de prevenção, conhecimento, factores de discriminação, causas e consequências do HIV/SIDA.