Sociedade

Angola apresenta relatório de Ciências Biomédicas

Manuela Mateus

Angola vai apresentar, na trigésima sessão do Conselho de Governadores do Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia (ICGEB), que se realiza, amanhã e quinta-feira, na cidade italiana de Trieste, uma comunicação sobre o compromisso que tem assumido com o progresso das Ciências Biomédicas e a aplicação para o desenvolvimento sustentável.

21/05/2024  Última atualização 09H03
Geneticista Madalena Chimpolo fala da ciência biomédica © Fotografia por: DR

A comunicação vai ser feita pela geneticista Madalena Chimpolo, que deixou Luanda, domingo à noite, com destino à cidade de Trieste, para representar o país no evento.

O Conselho de Governadores do Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia reúne, anualmente, líderes e especialistas de diversos países, para a discussão dos avanços e desafios no campo da Engenharia Genética e da Biotecnologia.

O Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia é considerado uma "plataforma crucial” para a cooperação internacional e o avanço científico, indica um documento a que o Jornal de Angola teve, ontem, acesso.

Segundo o documento, a reunião anual do Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia tem sido encarada por Angola como "uma oportunidade” a fim de  reforçar a sua presença nos diálogos científicos internacionais e contribuir para as políticas globais de biotecnologia.

O Conselho de Governadores é composto por um representante de cada Estado-membro do Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia, organização com sede na Itália e com vários centros regionais espalhados pelo mundo, estando, por exemplo, um na África do Sul.

Angola é, desde 2021, representada no Conselho de Governadores pela geneticista Madalena Chimpolo, decana da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Buila, em substituição do então director nacional para o Ensino Superior, Emanuel Catumbela.

Madalena Chimpolo, doutorada em Ciências Biomédicas e mestre em Direito e Ética Médica, já trabalhou para a Universidade Agostinho Neto, onde desempenhou o cargo de coordenadora da área de Genética da Faculdade de Medicina, e já foi directora-adjunta do Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade