Política

Angola apoia reforma de Centro Africano

O Governo de Angola congratulou-se com o relatório da Comissão sobre a Operacionalização da Fase II do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC).

23/05/2024  Última atualização 12H20
© Fotografia por: DR

O Executivo felicitou o trabalho técnico destinado à aprovação da reestruturação organizacional da agência que permitirá a sua autonomia, fundamental para ultrapassar os desafios operacionais e de governação observados.

Esta posição foi transmitida, há dias, pela Missão Permanente de Angola junto das Nações Unidas e de outras Organizações Internacionais em Genebra, em anuência à declaração de solidariedade apresentada aos ministros da Saúde dos Estados-membros da União Africana.

Segundo o documento distribuído à imprensa, ontem, Angola expressa o compromisso de apoiar o estabelecimento pleno e sustentável do CDC Africano e encoraja os Estados-membros a juntarem-se ao apelo, com a "convicção de que a união faz a força”.

O Serviço de Comunicação Institucional e Imprensa da Missão Permanente de Angola junto das Nações Unidas e de outras Organizações Internacionais, em Genebra, refere que o país reconhece o empenho da agência no apoio aos esforços de saúde pública com vista a tornar mais robustos os sistemas de saúde em África e destaca a liderança na coordenação das emergências de saúde pública no continente africano.

"No entanto, Angola acredita que, a fim de elevar as acções programáticas do CDC África para servir como uma agência de saúde de primeira linha, o recrutamento de pessoal técnico e administrativo especializado para preencher as posições cruciais é de suma importância”, sublinha a nota. A Missão Permanente de Angola reiterou os esforços do África CDC que "desenvolve um trabalho árduo que resultou na aprovação da transição do Fundo de Resposta à Covid-19 para o Fundo de Resposta a Epidemias”, confiando ser um marco importante para garantir a sustentabilidade financeira e manter o apoio aos países.

Sobre o África CDC

Os Centros Africanos de Controlo e Prevenção de Doenças são uma agência técnica autónoma criada pela União Africana (UA) para melhorar a capacidade, as competências e as parcerias das instituições de saúde pública de África.

O principal objectivo é prevenir, detectar e responder a ameaças e surtos de doenças, através da utilização de intervenções e programas científicos, políticos, baseados em dados, de forma eficaz e eficiente.

O CDC África está mandatado, através do Artigo 3 do Estatuto, a "apoiar os Estados-membros no reforço das capacidades em matéria de saúde pública, por via de programas de formação epidemiológica e laboratorial no terreno a médio e longo prazo” como parte das acções.

Para cumprir este mandato, o África CDC convocou um Grupo para o Desenvolvimento da Força de Trabalho em 2018, que consistia em representantes dos Estados-membros, organizações de saúde pública, universidades e agências globais de saúde.

O Grupo elaborou um quadro para o desenvolvimento da força de trabalho que descreve passos específicos para o desenvolvimento em três áreas profissionais: Epidemiologia de Campo, Liderança Laboratorial e Informática de Saúde Pública.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política