Economia

Angola anuncia emissão de Títulos Verdes em 2024

Nádia Dembene

Jornalista

Angola pretende introduzir até 2024, entre os operadores financeiros locais, os primeiros Green Bonds (Títulos Verdes), com o propósito de auxiliar as empresas a financiar projectos direccionados para a preservação do meio ambiente.

01/12/2023  Última atualização 10H30
Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano © Fotografia por: Francisco Lopes|Edições Novembro
A informação foi avançada, ontem, pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, durante o seu discurso de a abertura no Fórum sobre "Sustentabilidade no Sistema Financeiro Angolano”, realizado em Luanda.

No evento, organizado pelo Banco Nacional de Angola, José Massano enfatizou que a medida está de acordo com o Quadro Operacional para o Financiamento Sustentável, aprovado em Maio deste ano. "Assim, pretendemos emitir os primeiros Títulos Verdes no próximo exercício económico, em 2024, os quais terão como finalidade o financiamento de projectos com impacto directo na sustentabilidade ambiental no nosso país, contando, desde já, com a participação dos operadores financeiros locais e demais agentes económicos”, afirmou.

Segundo o ministro de Estado para a Coordenação Económica, a sustentabilidade tornou-se  um tema prioritário na agenda do sector financeiro global e  as leis e regulamentações mais rigorosas e detalhadas.

José de Lima Massano ressaltou que os principais acontecimentos relacionados ao conceito de sustentabilidade "servem para lembrar e entender a sua importância, porém, ainda é necessário dedicar esforços para implementá-lo gradual e efectivamente nas empresas, especialmente nas instituições financeiras”.

Segundo o também ex-governador do BNA, os bancos, seguradoras, gestores de activos e outros participantes do mercado são considerados "um factor crucial no financiamento” e "na realização da transição para uma economia sustentável”.

Princípios de ESG

José de Lima Massano disse que as instituições financeiras  vão  ter de assegurar que implementam internamente os  princípios da Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança Corporativa (ESG) e também que os consideram ao definir o risco na concessão de crédito e no investimento, promovendo assim a adopção nas empresas que financiam e investem.

O governante incentivou, igualmente, o  Conselho de Supervisão do Sistema Financeiro (CSSF) a aprofundar o debate, de modo a garantir o crescimento e desenvolvimento do sistema financeiro nacional, com consideração permanente e realista de factores ambientais, sociais e de prevenção.

  DICIONÁRIO
O que é um Título Verde?

Um Título Verde é um título de dívida emitido por organizações públicas ou privadas com o objectivo de financiar projectos sustentáveis e ambientais. Estes títulos procuram atrair investidores interessados em apoiar projectos com um impacto positivo no ambiente.

Quem pode emitir obrigações verdes?

Qualquer entidade que tenha capacidade para emitir dívida, incluindo governos, empresas, corporações, organizações sem fins lucrativos e outras instituições, pode emitir obrigações verdes.

Quais são os projectos financiados pelos Títulos Verdes?

Os títulos verdes são utilizados para financiar uma ampla gama de projectos , tais como:
Eficiência energética: projectos que visam reduzir o consumo de energia e melhorar a eficiência em edifícios, indústrias e transportes.

Prevenção e controle da poluição: projectos  para redução de emissões de gases do efeito estufa, além da prevenção e redução de resíduos ou descontaminação do solo.

Infra-estrutura verde: parques urbanos, sistemas de água potável e saneamento básico, e transporte sustentável.

Desenvolvimento sustentável: projectos destinados a melhorar as condições de vida das comunidades, incluindo  acesso a serviços básicos e emprego.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia