Sociedade

Angola anota experiências sobre a Educação Verde

A delegação angolana ao Fórum Mundial da Educação, que decorre desde domingo, em Londres, tomou, ontem, contacto com experiências do Senegal, Bangladesh e da UNESCO sobre o tema “Optimizar a Educação Verde no Ensino Primário”.

22/05/2024  Última atualização 13H50
Secretários de Estado Gildo Matias José e Eugénio Silva © Fotografia por: DR

De acordo com uma nota da Embaixada de Angola no Reino Unido, os secretários de Estado para a Educação Secundária, Gildo Matias José, e para o Ensino Superior, Eugénio Silva, participaram no debate ministerial sobre "Educação Verde”. Durante o encontro, ficou assente que a integração tecnológica, a aplicação da realidade virtual e da Inteligência Artificial ajudarão os alunos a absorver melhor os conhecimentos sobre a natureza.

Na ocasião, defendeu-se a integração da Educação Verde nas estratégias de longo prazo nos currículos para que as crianças tenham um processo de aprendizagem alicerçada na perspectiva global sobre questões como as alterações climáticas.

A UNESCO, que esteve representada no debate pelo seu director para a Monitorização da Educação Global, Manos Antoninis, apelou ao incremento do diálogo a nível dos decisores políticos para a mudança de paradigma, visando uma educação mais focada nas alterações climáticas, com soluções para a mitigação do fenómeno climático que o mundo enfrenta.

O organismo das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura também constata com preocupação que os conteúdos verdes são mais comuns na educação superior do que na educação secundária, mais nas disciplinas de ciências do que nas áreas sociais.

O ministro da Educação do Senegal, Mustapha Guirassi, e a ministra de Estado para a Educação Primária e Massiva, Rumana Ali, advogaram a existência de escolas resilientes face aos problemas ambientais, com destaque para as alterações climáticas. Defenderam, igualmente, a necessidade de uma transformação sistemática baseada na juventude.

O Fórum Mundial da Educação encerra hoje. Os secretários de Estado Gildo Matias José e Eugénio Silva representam, respectivamente, as ministras da Educação, Luísa Grilo, e do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade