Política

Angola “acompanha com preocupação degradação da situação no Sudão”

JA Online

O Governo da República de Angola acompanha com muita preocupação a degradação da situação política e de segurança na República do Sudão, reiniciada a 15 de Abril último, informou, esta terça o Ministério das Relações Exteriores em comunicado de imprensa.

25/04/2023  Última atualização 23H56
© Fotografia por: DR | Arquivo

Na nota a que o JA Online teve acesso, o Ministério das Relações Exteriores refere que o conflito que opõe as Forças Armadas do Sudão (SAF) e o Grupo Paramilitar das Forças de Intervenção Rápida (RSF) provocou o refluxo de refugiados, agravando a situação humanitária na região.

"Assim sendo, o Ministério das Relações Exteriores da República de Angola torna público a disponibilidade do governo para a evacuação de cidadãos angolanos em território sudanês, tendo em conta o recrudescimento do conflito armado naquele país”, lê-se no documento.

Neste contexto, o MIREX informa, igualmente, cinco cidadãos nacionais que se encontravam a estudar na capital sudanesa, Khartoum, estão em direcção à fronteira terrestre entre o Sudão e a Etiópia, concretamente na localidade de Gallabat/Metema no Estado Regional de Amhara.

"Outros cinco (5) estão a caminho do Egipto, num processo de evacuação coordenado com o Departamento de Relações Internacionais e Cooperação (DIRCO) da África do Sul”, salienta o MIREX.

Deste modo, lê-se no documento, o Ministério das Relações Exteriores informa que estão em curso as diligências necessárias para que as Missões Diplomáticas de Angola em Cairo e em Addis-Abeba procedam a evacuação voluntária à Luanda dos referidos cidadãos.

"Face ao exposto, o Ministério das Relações Exteriores anuncia que coloca a disposição dos demais cidadãos nacionais em território sudanês os terminais telefónicos (+251) 978-84-38-35 e (+251) 965-59-70-71 da Embaixada de Angola na Etiópia”; conclui o documento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política