Os cidadãos angolanos aprovados no Concurso Público da Comissão Nacional Eleitoral para trabalhar nas mesas de assembleia de voto, em Brasília, nas Eleições Gerais de 24 de Agosto próximo, participam, desde esta terça-feira, numa acção formativa que decorre na embaixada de Angola no Brasil.
Angola acolhe, desde quarta-feira, a Reunião da Comissão Conjunta Permanente (CCP) entre a República Democrática do Congo (RDC) e a República do Ruanda, no âmbito da Presidência em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).
A Reunião da Comissão Conjunta Permanente entre a República Democrática do Congo e do Ruanda, conta com a presença do Vice-Primeiro Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros da RDC, Vicent Biruta, e do ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da República do Ruanda, Christophe Lutundula Apala Pen Apala, respectivas delegações.
No encontro de quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Téte António reiterou em nome do Chefe de Estado, João Lourenço, na qualidade Presidente em exercício da CIRGL, "os seus agradecimentos ao Presidente da RDC, Félix-Antoine Tshisekedi Tshilombo, e do Ruanda, Paul Kagame, pelo espírito de liderança e dedicação que têm demonstrado ao longo deste processo de mediação angolana, no quadro do mandato conferido pela Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana a João Manuel Gonçalves Lourenço.
O ministro Téte António aproveitou, igualmente, a ocasião para felicitar a pronta realização desta Comissão Conjunta Permanente, sendo um mecanismo de singular importância no quadro do tratamento de todas as questões inerentes ao fortalecimento da cooperação bilateral nos mais variados domínios, o que testemunha a atenção particular e determinação que a RDC e o Ruanda* têm acordado nesta matéria.
Encorajamento
O chefe da diplomacia angolana encorajou as partes para que possam ter uma reunião frutífera, virada para a necessidade da criação de um clima propício para o reforço e aprofundamento da cooperação bilateral, em prol do bem-estar e prosperidade das populações dos dois respectivos países, assim como a harmonia de toda a região.
Reiterou ainda profundos agradecimentos pela confiança depositada à República de Angola neste processo e reafirmou a sua vontade e compromisso em continuar a jogar o papel de facilitador ao serviço de uma região apaziguada e uma África próspera.
A realização da presente reunião inscreve-se no âmbito da implementação do Roteiro adoptado na referida Cimeira Tripartida, em que a sapiência e sabedoria dos Chefes de Estado orientaram como um dos objectivos principais o restabelecimento das condições objectivas, visando a normalização das relações entre os dois países.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
O cabeça-de-lista pelo círculo provincial de Luanda da Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE), Hélder Chihuto, disse segubnda-feira, que o contacto porta a porta com o público eleitor residente nos vários municípios e distritos da capital do país permitiu confirmar a grande empatia e interpretação do Manifesto Eleitoral daquela força política.
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
O candidato do Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P-NJANGO), Eduardo Chingunji, prometeu, ontem, na cidade de Menongue, que tem como principal aposta para a província do Cuando Cubango a revitalização do projecto turístico transfronteiriço Okavango/Zambeze (KAZA) e o fomento da prática da Agricultura.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
Os centros de aconselhamento familiar e salas de atendimento às vítimas de violência registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 531 casos, se comparados ao ano passado, no mesmo período, informou, ontem, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.