Política

Angola abstém-se na votação sobre paz abrangente e duradoura na Ucrânia

JA Online

Angola absteve-se, quinta-feira, na votação do projecto de resolução sobre Princípios da Carta das Nações Unidas Subjacentes a uma Paz Abrangente, Justa e Duradoura na Ucrânia.

24/02/2023  Última atualização 12H11
© Fotografia por: CEDIDA

Conforme um comunicado de imprensa enviado ao Jornal de Angola, o projecto de resolução A/ES-11L.7 foi adoptado durante a 10.ª Primeira Sessão Especial de Emergência da Assembleia Geral da ONU, com 141 votos a favor, sete contra e 32 abstenções.

"Na explicação do voto antes da votação, a representante Permanente da Missão de Angola junto das Nações Unidas, a embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária, Maria de Jesus Ferreira, destacou o facto de o projecto de resolução não reflectir a contribuição de todos Estados-Membros, visando o seu enriquecimento no sentido de ter a Ucrânia e Rússia reencontradas, uma região mais estável e forte, e um mundo cada vez mais pacificado”, diz o documento.

A diplomata declarou, também, que "Angola vai abster-se durante a votação. Somos de opinião que o parágrafo operativo nove não é conducente à criação de um ambiente conducente ao início de uma negociação pacífica”.

Por outro lado, avança a nota, considerou que documento A/ES-11/L.7 representa um passo positivo nos esforços que têm sido envidados pela Comunidade Internacional que demonstram sinais claros de apoio ao processo de busca de uma solução pacífica para o conflito, no sentido de aproximar as partes para uma paz duradoura na região da Europa do Leste.

"A República de Angola defende a noção de responsabilização pelos crimes cometidos por qualquer uma das Partes. No entanto, não achamos ser o momento adequado para termos um parágrafo do género na resolução para não prejudicar os esforços e as iniciativas do Secretário-Geral de promover uma paz duradoura e compreensiva entre os dois países”, ressaltou a diplomata.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política