A Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou, esta terça-feira, o Roteiro para Implementação da Nova Arquitectura Remuneratória da Administração Pública (RINAR), com vista a harmonizar e reforçar as normas e práticas dos organismos públicos em relação aos salários.
O especialista em Relações Internacionais, Osvaldo Mboco, considerou, hoje, a visita do secretário de Defesa dos Estados Unidos da América uma demonstração clara da importância geopolítica de Angola, numa altura em que África enfrenta vários desafios ligados à segurança.
A estratégia de longo prazo Angola 2050 vai estar centralizada no capital humano, com foco na Educação e Saúde, com a construção de mais escolas e instalações hospitalares, informou, nesta quinta-feira, em Luanda, o ministro da Economia e Planeamento, Mário Augusto Caetano João.
Falando à imprensa no final da auscultação e consulta pública sobre a Estratégia de Longo Prazo 2050, informou que o programa vai olhar, principalmente, para cinco eixos, entre os quais Saúde, Educação, Infra-estruturas, Diversificação da Economia, Resiliência e Sustentabilidade, a Boa Governança, Igualdade e Oportunidade para todos.
"Com a construção dessas novas infra-estruturas, a população vai poder estar em todos os agregados populacionais”, acrescentou, frisando que Angola está a caminhar rumo ao desenvolvimento. "Este novo caminho já não é de o Estado implementar o instrumento de planeamento, mas de reconhecer que o Estado tem parceiros”, realçou.
O ministro fez saber que, do ponto de vista da diversificação da economia, se procura uma abordagem para dar cada vez mais ênfase ao agronegócio, para que o mesmo cresça em torno dos cinco por cento para os próximos 50 anos e cerca de oito por cento para os primeiros cinco anos, para que venha a tornar-se no motor da economia.
Em relação à diminuição populacional para alavancar a economia, salientou que o país tem uma taxa de três por cento ao ano, fazendo com que cerca de um milhão de angolanos estejam a nascer anualmente, o que torna a renda sob pressão com o aumento de consumidores.
A Estratégia de Longo Prazo - Angola 2050 prevê que os departamentos ministeriais apoiem o sector da Educação, no quadro da valorização do capital humano, assegurou o ministro da Economia e Planeamento.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério da Administração do Território (MAT) promove, quinta-feira, em parceria com a ADRA (Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente) e o Instituto Angolano dos Sistemas Eleitorais e Democracia (IASED), a 3ª edição do Fórum de Recolha de Contribuições para a elaboração do orçamento das administrações municipais a constar do OGE-2024.
Os técnicos angolanos de andebol Filipe Cruz (1.º de Agosto) e Willian de Almeida (Inter Club) participam desde, segunda-feira, na cidade do Cairo, Egipto, num curso multiplicador de competências de formação de formadores da Federação Internacional da modalidade (IHF), numa promoção da sua filiada africana (CAHB).
Vários imigrantes brasileiros em Portugal estão com dificuldades de pagar renda de casa e vivem em barracas, devido ao alto custo de vida e os baixos salários para quem tenta a vida em “terras de Camões”.
A meia-distância angolana Vivalda Silva foi contratada para reforçar a equipa egípcia do Al Ahly, durante a 44.ª edição da Taça dos Clubes Campeões sénior feminino de andebol, agendada para a República do Congo, de 27 de Setembro a 7 de Outubro do corrente ano.
A junta militar do Burkina Faso suspendeu, segunda-feira, a revista francesa Jeune Afrique por publicar artigos “inverídicos” que relatavam a tensão e o descontentamento dentro das forças armadas do país, noticiou a Reuters.
A neta do líder histórico sul-africano, Nelson Mandela, e da activista anti-apartheid, Winnie Madikizela-Mandela, Zoleka Mandela, morreu, aos 43 anos, na noite de segunda-feira, vítima de cancro, anunciou, hoje, a família em comunicado.