Política

Angola 2050: Estratégia focada na Educação e Saúde

Elizandra Major

Jornalista

A estratégia de longo prazo Angola 2050 vai estar centralizada no capital humano, com foco na Educação e Saúde, com a construção de mais escolas e instalações hospitalares, informou, nesta quinta-feira, em Luanda, o ministro da Economia e Planeamento, Mário Augusto Caetano João.

09/06/2023  Última atualização 11H20
© Fotografia por: DR

Falando à imprensa no final da auscultação e consulta pública sobre a Estratégia de Longo Prazo 2050, informou que o programa vai olhar, principalmente, para cinco eixos, entre os quais Saúde, Educação, Infra-estruturas, Diversificação da Economia, Resiliência e Sustentabilidade, a Boa Governança, Igualdade e Oportunidade para todos. 

"Com a construção dessas novas infra-estruturas, a população vai poder estar em todos os agregados populacionais”, acrescentou, frisando que Angola está a caminhar rumo ao desenvolvimento. "Este novo caminho já não é de o Estado implementar o instrumento de planeamento, mas de reconhecer que o Estado tem parceiros”, realçou.

O ministro fez saber que, do ponto de vista da diversificação da economia, se procura uma abordagem para dar cada vez mais ênfase ao agronegócio, para que o mesmo cresça em torno dos cinco por cento para os próximos 50 anos e cerca de oito por cento para os primeiros cinco anos, para que venha a tornar-se no motor da economia.

Em relação à diminuição populacional para alavancar a economia, salientou que o país tem uma taxa de três por cento ao ano, fazendo com que cerca de um milhão de angolanos estejam a nascer anualmente, o que torna a renda sob pressão com o aumento de consumidores.

A Estratégia de Longo Prazo - Angola 2050 prevê que os departamentos ministeriais apoiem o sector da Educação, no quadro da valorização do capital humano, assegurou o ministro da Economia e Planeamento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política