Cultura

Angojazz Festival remarcado para Dezembro no Hotel Fórum

Analtino Santos

Jornalista

O evento Angojazz Festival-Concerto Internacional foi remarcado para o dia 16 de Dezembro próximo, no Hotel Fórum, com a participação da Banda Angojazz, o saxofonista belga Julien Hucq e o Ballet Folclórico, assim como a inaiguração de uma exposição do artista Miguel Buete.

29/11/2022  Última atualização 13H07
Banda repertório de jazz que reflecte a cultura angolana © Fotografia por: DR

O concerto, inicialmente agendado para o dia 26 deste mês, no Hotel Intercontinental, em Luanda, foi adiado, de acordo com DimboMakiesse, que em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, justifica a remarcação do festival "pela seriedade deste evento, a responsabilidade e a confinaça que nos é colocada pelos parceiros e patrocinadores. Somos obrigados a cancelar o nosso concerto Festival Angojaz devido as dificuldades de preparação de dois grandes eventos ao mesmo tempo. Pedimos as nossas sinceras desculpas pelos transtornos, mas dia 16 de Dezembro estaremos juntos no Hotel Fórum”.

O pianista e maestro disse que "o adiamento se dá pelo fluxo de eventos agendados de 21 à 25 de Novembro com o Angojazz a receber um convite para participar numa formação intensiva de jazz, liderada pelos portugueses Bruno Santos e Gonçalo Marques do AngraJazz. No dia 25, receberemos os diplomas e partilharemos o palco  com os formadores. No dia seguinte, actuamos no Centro de Convenções de Talatona (CCTA), actividade realizada pelo Camões que  contou com as presenças de Bruno Santos e Gonçalo Marques”.

Antes deste espectáculo, a Banda Angojazz participa no concerto em alusão ao 30º aniversário do programa radiofónico "Jazz Lac”, liderado por Jeronino Belo "Gegé Belo”. A banda como parceira foi convidada, exclusivamente, para a realização deste eespectáculo que acontecerá no dia 9 de Dezembro, na Casa das Artes de Talatona.

Para o concerto do dia 16 de Dezembro chega a Luanda, no dia 6, Juline Hucq, o saxofonista belga que reside nos Esatdos Unidos, que à margem desta actividade manterá intercâmbio com artistas nacionais.

O Festival Angojazz será com a Big Band (sopros e cordas) com o maestro Brigton Muzungo, onde no alinhamento constam temas de SassaTchokwe, "Adeus à Hora da Largada”, dentre outros do cancioneiro angolano e standarts (padrões) de jazz, com arranjos de Julien Hucq e Dimbo Makiesse.

A Banda Angojazz, liderado pelo pianista Dimbo Makiesse, é um projecto composto por rapazes que têm em comum o objectivo de retirar a carga elitista do jazz e fazê-lo chegar a um público mais eclético.

A Banda Angojazz durante as suas exibições apresenta um repertório de jazz que reflecte a cultura angolana do tradicional ao moderno, tocando assim grandes padrões de jazz com influências do kilapanga, semba, massemba e chianda.

Dimbo Makiesse (piano), King Jaime (baixo eléctrico), Carlos Praia (guitarra eléctrica), Jackson Nsaka (bateria), Ataíde (saxofone tenor), Benjamin Afonso  (trompete) e Jay Lourenzo (voz) formam a Banda Angojazz criada no dia 24 de Maio de 2019.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura