Os cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
O evento Angojazz Festival-Concerto Internacional foi remarcado para o dia 16 de Dezembro próximo, no Hotel Fórum, com a participação da Banda Angojazz, o saxofonista belga Julien Hucq e o Ballet Folclórico, assim como a inaiguração de uma exposição do artista Miguel Buete.
O concerto, inicialmente agendado para o dia 26 deste mês, no Hotel Intercontinental, em Luanda, foi adiado, de acordo com DimboMakiesse, que em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, justifica a remarcação do festival "pela seriedade deste evento, a responsabilidade e a confinaça que nos é colocada pelos parceiros e patrocinadores. Somos obrigados a cancelar o nosso concerto Festival Angojaz devido as dificuldades de preparação de dois grandes eventos ao mesmo tempo. Pedimos as nossas sinceras desculpas pelos transtornos, mas dia 16 de Dezembro estaremos juntos no Hotel Fórum”.
O pianista e maestro disse que "o adiamento se dá pelo fluxo de eventos agendados de 21 à 25 de Novembro com o Angojazz a receber um convite para participar numa formação intensiva de jazz, liderada pelos portugueses Bruno Santos e Gonçalo Marques do AngraJazz. No dia 25, receberemos os diplomas e partilharemos o palco com os formadores. No dia seguinte, actuamos no Centro de Convenções de Talatona (CCTA), actividade realizada pelo Camões que contou com as presenças de Bruno Santos e Gonçalo Marques”.
Antes deste espectáculo, a Banda Angojazz participa no concerto em alusão ao 30º aniversário do programa radiofónico "Jazz Lac”, liderado por Jeronino Belo "Gegé Belo”. A banda como parceira foi convidada, exclusivamente, para a realização deste eespectáculo que acontecerá no dia 9 de Dezembro, na Casa das Artes de Talatona.
Para o concerto do dia 16 de Dezembro chega a Luanda, no dia 6, Juline Hucq, o saxofonista belga que reside nos Esatdos Unidos, que à margem desta actividade manterá intercâmbio com artistas nacionais.
O Festival Angojazz será com a Big Band (sopros e cordas) com o maestro Brigton Muzungo, onde no alinhamento constam temas de SassaTchokwe, "Adeus à Hora da Largada”, dentre outros do cancioneiro angolano e standarts (padrões) de jazz, com arranjos de Julien Hucq e Dimbo Makiesse.
A Banda Angojazz, liderado pelo pianista Dimbo Makiesse, é um projecto composto por rapazes que têm em comum o objectivo de retirar a carga elitista do jazz e fazê-lo chegar a um público mais eclético.
A Banda Angojazz durante as suas exibições apresenta um repertório de jazz que reflecte a cultura angolana do tradicional ao moderno, tocando assim grandes padrões de jazz com influências do kilapanga, semba, massemba e chianda.
Dimbo Makiesse (piano), King Jaime (baixo eléctrico), Carlos Praia (guitarra eléctrica), Jackson Nsaka (bateria), Ataíde (saxofone tenor), Benjamin Afonso (trompete) e Jay Lourenzo (voz) formam a Banda Angojazz criada no dia 24 de Maio de 2019.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO crescente interesse de turistas nacionais e estrangeiros por visitar o projecto “Galeria do Semba”, tem tornado aquele espaço, localizado no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, no Rangel, em Luanda, numa paragem obrigatória pela configuração museológica na conservação do acervo iconográfico e sonoro do semba, um dos estilos mais apreciados na actualidade.
A comissão directiva da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) está preocupada com as infiltrações causadas pelas águas das chuvas que estão a aumentar o estado de degradação do edifício Mendes & Valladas, obrigando a uma intervenção urgente para que seja preservado.
Manuel Rui é a proposta para a primeira edição de 2023 do projecto “Noite de Poesia”, da Fundação Arte e Cultura, que se realiza hoje, entre às 18h00 e às 20h30, durante um recital com as obras literárias do escritor, no Wyza Anfiteatro, daquele instituição cultural.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.
A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no troço Huambo/Lobito, retomou, sábado, após 72 horas de interrupção, em consequência do descarrilamento de seis vagões cisternas, no município do Ucuma.