Desporto

Andebol: País favorito a acolher torneio pré-olímpico

Silva Cacuti

Jornalista

Seis anos depois de ter acolhido a 22ª edição do Campeonato Africano Sénior Feminino de Andebol, Angola está perto de acolher outro grande evento sob a égide da Confederação Africana de Andebol (CAHB).

17/01/2023  Última atualização 08H30
José do Amaral “Maninho”, presidente da FAAND © Fotografia por: Vigas da Purificação | Edições Novembro

O País aguarda pelo pronunciamento do organismo continental, sobre a candidatura  para acolher o torneio pré-olímpico, aprazado para Outubro do corrente ano.

A confederação reúne o seu Comité Executivo em Fevereiro, após o qual vai anunciar o país organizador.

Segundo José do Amaral, presidente da Federação Angolana de Andebol, a instituição está expectante e confiante na atribuição a Angola.

"Em primeiro lugar, não temos conhecimento de ter havido outra candidatura concorrente. Por outro, a última grande prova da CAHB acolhida por Angola foi o CAN de 2016. Comparado com os outros países, temos o Senegal, que acolheu o último campeonato africano, os Camarões acolheram o penúltimo e a República do Congo realizou em 2018. Julgo que estamos em melhores condições de sermos indicados”, disse.

A competição é reservada às quatro primeiras selecções do último campeonato africano, disputado no Senegal, em 2022: Angola, Camarões, Senegal e Congo.

Segundo o presidente da federação, a candidatura de Angola foi feita com o aval das autoridades. Por isso, entende que "vão ser criadas as melhores condições para acolhimento da prova em Luanda”.

Os torneios pré-olímpicos começaram a ser disputados em 2015, quando os campeonatos africanos deixaram de ser qualificativos aos jogos. Angola acolheu a primeira edição, entre 19  e 21 de Março. Participaram as selecções da Tunísia, Angola, RDC e Senegal. Em 2019, de 26 a 29 de Setembro, a cidade senegalesa de Dakar acolheu a prova qualificativa aos jogos de 2020, em Tóquio. Novamente Angola venceu e apurou-se.

No torneio Olímpico de Tóquio, Angola quedou-se na 10ª posição.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto