O Presidente dos Estados Unidos mostrou-se hoje “chocado” com o tiroteio que fez vários mortos e dezenas de feridos em Highland Park, nos subúrbios de Chicago, reiterando que não “vai desistir de lutar contra a epidemia da violência armada”.
O Conselho de Ministros italiano aprovou o decretar do estado de emergência em Emilia-Romagna, Friuli-Venezia Giulia, Lombardia, Veneto e no Piemonte até 31 de Dezembro, anunciou o governo, em comunicado.
O Congresso Nacional Africano (ANC) do ex-Presidente Jacob Zuma permitiu o saque dos cofres do Estado na África do Sul pela controversa família indiana Gupta, revela uma nova parte do relatório da comissão judicial de investigação divulgada sexta-feira pela agência de notícias Efe.
Na quarta parte do relatório, entregue à Presidência da República sul-africana, o juiz Raymond Zondo questiona ainda o papel do ANC, o partido no poder desde 1994, na captura do Estado sul-africano.
Segundo o juiz e actual chefe da Justiça sul-africana, que liderou a comissão judicial de investigação à captura do Estado pela grande corrupção na Presidência de Jacob Zuma (2009-2018), o actual Presidente Cyril Ramaphosa e o dirigente nacional do partido Gwede Mantashe frisaram perante a comissão de inquérito que o ANC "tem o direito de dar o seu parecer” sobre quem é nomeado para gerir as entidades estatais.
Metade do relatório agora divulgado centra-se no desfalque da estatal de electricidade Eskom, que se encontra falida e tecnicamente incapacitada após 28 anos de governação do ANC. Entre os vários casos apontados, o relatório destaca um contrato de fornecimento de carvão de mais de 221 milhões de euros com uma entidade comercial da família indiana, entretanto fugida do país.
O juiz sul-africano questiona no relatório a actuação da direcção do ANC quando os Gupta assumiram alegadamente o controlo das principais empresas públicas sul-africanas como a Transnet (portos e ferrovia), Denel (Defesa e armamento) e Eskom, criticando também o "silêncio” do Parlamento e do Executivo perante as alegações de captura das instituições públicas pela grande corrupção.
Estima-se que a Eskom, que fornece mais de 90 por cento da electricidade na África do Sul, tem actualmente uma dívida de cerca de 400 mil milhões de rands (24 mil milhões de euros), segundo a imprensa local.
Nos últimos anos, a empresa tem sido incapaz de manter em funcionamento várias centrais de energia, mergulhando regularmente o país e empresas na escuridão com frequentes cortes de electricidade de mais de duas horas diariamente.
A quarta parte do relatório divulgado pela Presidência da República, em quatro volumes, aborda ainda a tentativa de captura do Tesouro Nacional pelo ANC, a corrupção na câmara de Joanesburgo, e as alegações de fraude nos contratos milionários de habitação social e operações de remoção de amianto na província de Free State, Centro do país, então governada por Ace Magashule, ex-secretário-geral do partido no poder. A parte final do relatório deverá ser entregue à Presidência da República até 15 de Junho, segundo a Presidência sul-africana.
O Presidente Ramaphosa, que na época em que ocorreram as alegadas transgressões ocupava o cargo de vice-Presidente de Jacob Zuma, tanto no partido do poder como na Presidência da República, terá de decidir o que fazer com as recomendações do juiz Zondo.
Depois de assumir o cargo de Zuma, que foi afastado pelo partido antes de terminar o mandato, Ramaphosa estimou em cerca de 500 mil milhões de rands (30 mil milhões de euros) o arrombo dado por elementos do seu partido nos cofres do Estado sul-africano, prometendo fazer do combate à corrupção o seu "cavalo de batalha”.
Alojamento para as vítimas das cheias
Pelo menos 8.400 pessoas foram alojadas temporariamente na província de KwaZulu-Natal, onde devastadoras cheias provocaram recentemente a morte a mais de 400 pessoas, anunciaram, ontem, as autoridades sul-africanas citadas pela Reuters.
"Conseguimos estabelecer 98 abrigos, onde estão alojadas mais de 8.400 pessoas, em salões comunitários, instalações religiosas, outras estruturas temporárias dentro da comunidade. A maioria das pessoas são mulheres, mais de quatro mil, além de mais de 1.700 crianças e mais de mil idosos”, referiu o ministro da Saúde Joe Phaahla.
Segundo o balanço das operações de assistência em curso "mais de três mil vítimas do desastre natural receberam até à data um subsídio social de socorro, no montante global de cerca de 5 milhões de rands (297 mil euros)”.
"Serviços de aconselhamento e alimentação, assim como outros requisitos básicos, como colchões e cobertores, foram também distribuídos”, frisou.
O governante referiu que "os assistentes sociais já alcançaram mais de 16 mil pessoas nesse sentido”. Phaahla estimou em 185 milhões de rands (10,9 milhões de euros) a reconstrução das infra-estruturas de Saúde pública danificadas pelas cheias em KwaZulu-Natal, na costa oriental da África do Sul.
"Os cuidados de saúde continuam a ser prestados às comunidades deslocadas que estão actualmente abrigadas em salões comunitários”, salientou o ministro da Saúde sul-africano, acrescentando que "algumas instalações têm água parcialmente restaurada, mas outras continuam a ser abastecidas por camiões-cisternas”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente do Ruanda, Paul Kagame, acusou hoje o Exército da vizinha República Democrática do Congo (RDC) de colaborar com um grupo rebelde criado por alguns dos líderes do genocídio de 1994, em plenas tensões diplomáticas bilaterais.
O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, lamentou hoje que a NATO nada tenha feito para a Ucrânia vir a aderir à Aliança Atlântica, ao contrário do que aconteceu com a União Europeia (UE).
São Tomé e Príncipe vai integrar pela primeira vez uma missão de manutenção da paz das Nações Unidas, através de um comissário da polícia que se vai juntar aos 'capacetes azuis' a partir deste mês no Sudão do Sul.
O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, disse hoje que felicitou o Presidente da República da Guiné-Bissau por assumir a liderança da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e reconheceu a "conquista" do país.
A presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso, afirmou que a instituição que dirige não recebeu qualquer impugnação às candidaturas dos partidos que concorrem às Eleições Gerais marcadas para 24 de Agosto.
O sector dos Transportes já está na fase de concretização das reformas alinhadas em linha com as melhores práticas internacionais, focadas nas mudanças profundas do ecossistema de produtividade e dos planos de desenvolvimento 2018-2038, considerou, nesta segunda-feira, no Namibe, o titular da pasta, Ricardo de Abreu.
O governador da província do Namibe, Acher Mangueira, apelou, nesta segunda-feira, a necessidade de aquisição de novos autocarros de transportes públicos, a fim de reforçar a frota existente a nível dos municípios e atender a demanda dos namibenses com dificuldades para se deslocarem para às "suas as residências, trabalho ou locais de estudos".
A Selecção Nacional ocupou a sexta posição da tabela classificativa, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, ao perder , este domingo, 21-23, diante da Dinamarca, em partida disputada, no Arena Zlatorog Celje, Eslovénia.
A maioria dos 12. 993 pacientes toxicodependentes está a receber tratamento no Centro de Reabilitação do Bengo, que, de acordo com secretário de Estado da Saúde Pública, Franco Mufinda, “o único centro existente no país”. Este trabalho é desenvolvido pelo Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Luta Anti Droga (INALUD) e Organizações Não-Governamentais.