Política

Analisada execução de projectos de implementação de escolas

Manuela Gomes

Jornalista

O secretário executivo do Conselho Nacional das Obras Públicas disse que, durante a reunião daquele órgão coordenador das grandes empreitadas do Estado, foram, também, analisados projectos ligados ao sector da Educação, em relação à metodologia de implementação e construção das escolas a nível do país.

13/09/2023  Última atualização 08H41
Secretário António Resende © Fotografia por: DR
António Resende fez saber que, do ponto de vista de implementação das escolas, há um desfasamento na construção e localização das mesmas, particularmente as do Ensino Secundário espalhadas pelas regiões.

"Questões como a acessibilidade, fornecimento de energia e transportes obrigam a que milhares de alunos percorram longas distâncias para irem à escola”, disse, acrescentando ser necessário uma maior e melhor sincronia entre o Ministério da Educação (MED) e os outros sectores, tendo em conta aquilo que é hoje a densidade populacional de cada região.

Segundo António Resende, as escolas localizadas nas províncias do Leste são as que mais dificuldades enfrentam do ponto de vista de execução. Nisso, disse, foi feito um estudo, em conjunto com o Ministério da Educação (MED), onde foi analisado que, do número de alunos fora do sistema de ensino, há a necessidade de se melhorar as condições das instituições.

Por outro lado, disse verificar-se, também, um grande afluxo da população que se desloca do interior para os centros das cidades, principalmente jovens, o que faz com que a maior parte da população estudantil esteja localizada nas cidades.

"Precisamos fazer alguns acertos para alinharmos e termos a nossa juventude bem envolvida e enquadrada dentro do sistema de ensino nas suas zonas de origem”, apontou.

O Ministério da Educação tem elaborado um estudo onde foi feito um levantamento de todas as escolas públicas do país, sua localização, configuração e infra-estruturas, que permite perceber o que falta em cada uma delas.

"Com este levamento feito pelo MED, podemos perceber que 70 por cento das escolas estão localizadas nas zonas rurais e nessas notamos que há muitos problemas no que toca ao funcionamento pleno ou a inexistência de infra-estruturas, acesso e localização”, disse António Resende.

O Conselho Nacional das Obras Públicas orienta que haja uma coordenação entre os ministérios e os governos provinciais, para que esses e outros problemas sejam corrigidos e que as escolas sejam instaladas nos lugares certos para dar resposta à preocupação de mobilidade da população estudantil e trabalhadores.

O secretário executivo do Conselho Nacional das Obras Públicas assegurou que, a partir de agora, será feito o trabalho de localização, aonde devem ser erguidas as escolas. Segundo o responsável, o Ministério da Educação tem feito um mapeamento para implementação das escolas, onde deverá ter-se em conta vários critérios, como o pleno funcionamento das infra-estruturas escolares, observadas as dificuldades por que passam as populações provinciais. 

Sem avançar valores de financiamento para implementação dessas escolas, António Resende referiu, apenas, que cada sector vai trabalhar para incluir os projectos no seu Programa de Investimentos Públicos.

António Resende fez saber que no futuro serão definidos os projectos com prioridade e esses passarão a constar da carteira de investimentos públicos

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política