Política

Analisada cooperação parlamentar com Cuba

Yara Simão

Jornalista

Angola e Cuba continuam a reforçar os laços de cooperação parlamentar, políticos e sociais, disse, ontem, o embaixador cubano, Óscar González, após audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.

21/06/2024  Última atualização 10H55
© Fotografia por: DR

Óscar González frisou que o encontro é a resposta a um convite feito pela líder parlamentar, no âmbito da agenda de visitas e troca de experiências entre os dois países, acrescentando que foi informado sobre a 55.ª Assembleia do Fórum Parlamentar da SADC, em Julho próximo, na capital angolana.

Dentre os assuntos, segundo o diplomata, fez-se uma radiografia dos dois Parlamentos, bem como o esforço do Executivo angolano nas políticas de gestão do país e sobre Cuba disse que se vivem momentos muito difíceis, resultantes das sanções dos EUA, que já duram há mais de 50 anos. "Essas medidas estão a ter uma repercussão negativa ao povo cubano”, observou.

Óscar González considerou Carolina Cerqueira uma personalidade reconhecida mundialmente, com uma forte liderança e pelo papel activo na vida política e social dos angolanos. "Reconhecemos o papel de liderança de Angola em África e no mundo, pelo diálogo e mediação que o Presidente João Lourenço tem levado a cabo, dando solução aos conflitos regionais”, indicou.

Os dois países mantêm relações de cooperação nos  domínios da Segurança, Educação, Saúde, Transportes, Obras Públicas, Construção, Petróleos, Desportos, Cultura, Turismo e Agricultura.

Os dois Estados estabeleceram relações diplomáticas a 15 de Novembro de 1975, quatro dias depois da Independência de Angola e, um ano mais tarde, assinaram o Acordo Geral de Cooperação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política