A primeira Infra-estrutura Autárquica do país foi inaugurada, esta terça-feira, em Saurimo, na província da Lunda-Sul, pelo ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca.
A visita do Presidente João Lourenço aos Estados Unidos da América (EUA) onde se vai reunir, quinta-feira, na Casa Branca com o homólogo Joe Biden “é uma demonstração significativa de que a parceria entre os dois países cresceu drasticamente nos últimos 30 anos”.
A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), Ana Paula do Sacramento Neto, destacou o embaixador na reforma Hermínio Joaquim Escórcio, falecido na sexta-feira, por doença, como uma “pessoa motivadora, exigente e gostava que as coisas fossem realizadas com perfeição”.
Ao Jornal de Angola, a antiga andebolista e ex-ministra da Juventude e Desportos disse que o presidente honorário do Atlético Petróleos de Luanda conseguiu motivar muitos jovens que hoje estão bem cotados em vários sectores do país, graças ao papel fundamental que desempenhou na vida dos atletas.
Enquanto presidente do clube, Hermínio Escórcio preocupava-se, também, com o nível académico dos atletas: "Incentivava-nos a estudar, tanto era assim que na época o Atlético Petróleos de Luanda exigia logo no início o certificado da 6ª classe para integrar o grémio”.
No quadro político, Ana Paula do Sacramento Neto recorda que o "mais velho da clandestinidade” tinha sempre bons ensinamentos e orientação para os jovens: "Muitos, que são hoje políticos, inspiraram-se em Hermínio Escórcio”.
A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher confidenciou que conviveu com Hermínio Escórcio, enquanto desportista e político, a partir de 1980, quando se tornou membro fundador da equipa de andebol do Petro de Luanda.
"Tivemos alguns momentos marcantes e um deles foi no Cairo, onde eu chefiava a delegação masculina para o Campeonato Africano de seniores”, disse a actual ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, acrescentando que, à época, "a Selecção masculina posicionou-se em terceiro lugar e foi apurada para o Campeonato do Mundo”.
"Naquela altura, já nas vestes de embaixador, Hermínio Escórcio criou todas as condições para que no palco da competição pudéssemos comemorar tamanha vitória, numa festa proporcionada por si”, lembrou a governante.
Ana Paula do Sacramento Neto contou que teve o último convívio com o malogrado a 4 de Julho deste ano, durante a gala de premiação dos atletas do Petro de Luanda.
O embaixador de carreira, que se encontrava na reforma, faleceu na madrugada de sexta-feira na Clínica Net Care Alberton, em Joanesburgo, República da África do Sul, vítima de doença, aos 87 anos.
Hermínio Escórcio foi quadro sénior do Ministério das Relações Exteriores, onde desempenhou as funções de director do Protocolo e Património do Estado, tendo representado o país nas missões diplomáticas de Angola na Alemanha, Egipto, Argélia e Argentina. O também nacionalista foi director da Sociedade Nacional de Combustíveis (Sonangol).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola participa no 11º Fórum dos Presidentes dos Supremos Tribunais dos Países e Territórios de Língua Portuguesa, que decorre desde ontem, em Brasília (Brasil), onde já se encontra, desde domingo, o presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo.
O Chefe de Estado, João Lourenço, considerou, segunda-feira, na Lunda-Sul, que o passo dado por Angola de aderir à chamada Iniciativa de Transparência das Indústrias Extractivas (ITIE) é um acto que "encoraja os investidores".
A Organização das Nações Unidas (ONU) está a aproveitar todos os minutos da trégua, na Faixa de Gaza, para levar ajuda à população, mesmo durante a noite, disse, esta terça-feira, o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da organização.