Desporto

Amílcar Silva enluta o futebol angolano

Faleceu ontem, em Luanda, vítima de doença, Amílcar Silva, primeiro seleccionador nacional de futebol de honras. O malogrado técnico, que abriu nos Palancas Negras o caminho depois seguido por compatriotas como Domingos Inguila, Carlos Silva e outros, desempenhou também, durante muitos anos, as funções de comentarista da Rádio Cinco, canal desportivo do grupo Rádio Nacional de Angola (RNA).

31/05/2021  Última atualização 07H10
Notícia do falecimento foi difundida ontem à tarde em Luanda © Fotografia por: Santos Pedro| Edições Novembro
Amílcar Silva consta, assim, da lista de 16 técnicos nacionais que já estiveram à frente dos destinos do combinado angolano. Além destes, os Palancas já foram orientados por 17 treinadores estrangeiros, do total de 33 que assumiram o comando do conjunto.

Como Nação independente desde 11 de Novembro de 1975, sublinhe-se, a Selecção Nacional de Honras realizou o primeiro jogo oficial a 8 de Fevereiro de 1976.
Na ocasião Angola perdeu diante da similar do Congo, por 3-2, em Brazzaville.

Amílcar Silva exerceu altas funções no sistema bancário, como vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), como presidente do Conselho de Administração do BPC e do Banco Keve e presidente da Associação de Bancos de Angola (ABANC).
A morte de Amílcar Silva, que muito recentemente comentou ainda jogos da Liga dos Campeões Europeus para a Rádio Cinco, deixa um grande vazio no futebol nacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto