Sociedade

Américo Boavida realiza III Jornadas científicas

Alexa Sonhi

Jornalista

O Hospital Américo Boavida realiza, a partir de amanhã até sábado, as III jornadas científicas da instituição, com o tema “Os Desafios da Formação Especializada em Saúde”, informou, ontem, o porta voz da actividade.

24/11/2022  Última atualização 09H53
Edições de Novembro
Job Monteiro disse que as jornadas são abrangentes a todos os profissionais de saúde, vai decorrer em regime híbrido (presencial e online) e abordar temas transversais que abrangem os técnicos do sector.

Entre os temas a serem abordados nas jornadas há a destacar o debate sobre a problemática dos internatos de saúde, prioritários em termos de especialização e o papel na formação, em especial na área de Anestesiologia.

Hoje, disse, acontecem as pré-jornadas, que incluem, entre outros, temas como o suporte básico de vida do doente, os traumatismos e as urgências neurológicas. O país, acrescentou, precisa de infra-estruturas adequadas para a formação dos profissionais.

"Existe um défice de capital humano, para oferecer uma formação com qualidade, por isso devemos discutir e arranjar mecanismos para mitigar está carência, uma delas passaria por congregar profissionais de outras unidades”, acrescentou.

Job Monteiro referiu que uma das preocupações do hospital Américo Boavida é as urgências cirúrgicas e o elevado número de pacientes em lista de espera, devido a carência de especialistas. "Por isso, um dos temas abordados nas jornadas vai ser a falta de profissionais nas diversas áreas, sobretudo de Radiologia.

A capacitação dos enfermeiros, a progressão de carreira, a humanização dos serviços de saúde e o erro médico também constam da programação”, explicou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade