Mundo

Americanos em perigo no Norte da Síria

Um ataque turco contra uma base conjunta de forças curdas e da coligação antijihadista internacional no nordeste da Síria colocou as tropas norte-americanas em perigo, revelou ontem o comando militar dos Estados Unidos no Oriente Médio.

24/11/2022  Última atualização 08H36
© Fotografia por: DR
Na terça-feira, um 'drone' (aparelho voador não tripulado) turco bombardeou uma base conjunta das Forças Democráticas da Síria (FDS, dominadas por combatentes curdos) e da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, matando dois combatentes curdos.

Inicialmente, o CentCom alegou que as suas tropas "não estiveram em perigo” durante um dos ataques, especificando que os bombardeamentos mais próximos ocorreram a pelo menos 20 a 30 quilómetros de distância da presença norte-americana.

Mas um e-mail enviado, ontem, à agência noticiosa France-Presse (AFP), o CentCom disse ter recebido "informações adicionais” de que as forças e o pessoal dos norte-americano estavam em risco.

Apoiada pela coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, as FDS lideram a luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (IS), expulso em 2019 dos redutos que conquistara na Síria.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo