Regiões

Ambriz e Dande recebem energia pela primeira vez

A conclusão das subestações eléctricas dos municípios de Ambriz e do Dande, em 2019, no Bengo, vai dar lugar a 3.900 ligações domiciliares nos próximos tempos, anunciou em Caxito, a governadora provincial, Mara Quiosa, ao receber cumprimentos de fim-de-ano.

03/01/2020  Última atualização 11H28
DR © Fotografia por: Mais habitantes da Barra do Dande vão ter energia eléctrica da rede pública este ano


“Tanto a localidade da Barra do Dande como a comuna sede do Ambriz passaram a beneficiar de energia eléctrica pela primeira vez, um processo que pretendemos estender, também, a outros municípios”, garantiu. Mara Quiosa destacou, ainda, a construção de 47 pequenos sistemas de captação e tratamento e distribuição de água potável nas zonas rurais.
Estes programas, explicou a governadora, permitiram a manutenção dos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água dos municípios do Pango Aluquém e Dembos.

Mecanização

Segundo Mara Quiosa, a agricultura beneficiou de um programa de criação de brigadas de mecanização agrícola, com 50 tractores, alfaias, charruas e um “kit” de equipamento de construção civil para o melhoramento das vias de acesso.
A governadora declarou que, na campanha agrícola de 2018/2019, foram colhidas mais de 986 mil toneladas de produtos, contra as 695 mil na época anterior. Destacou as exportações de 11 mil toneladas de banana e 900 toneladas de manga, papaia e outros produtos da empresa Novagrolider para Portugal, Espanha e África do Sul.
Mara Quiosa referiu que, em 2019, foram licenciados na província 391 estabelecimentos comerciais de prestação de serviços e certificadas 13 unidades industriais, destacando o licenciamento de uma unidade de produção de gnaisse (um tipo de granito) em Canacassala (Nambuangongo) e a tramitação de dois processos para grandes investimentos na exploração de granito, em Quissacala, e de ouro, no Quicunzo, também em Nambuangongo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões