A 120ª edição das Festas de Nossa Senhora do Monte, abre, hoje, na cidade do Lubango, com uma ementa caprichada pela organização com destaque para várias actividades socioculturais, desportivas, económicas, entre outras que se prevê atrair dezenas de turistas nacionais e estrangeiros.
O antigo Instituto Médio Agrário, que se dedicava à formação, até os anos 80, de quadros para a agronomia é hoje uma escola de referência, ao nível local, de formação em artes e ofícios, denominada “Cidade Jovem de Sucesso”.
O município do Ambriz, na província do Bengo, completa, hoje, 167 anos, desde a sua fundação, em 1855, período em que a localidade passou a Conselho do Distrito de Luanda. Foi elevada à categoria de município, em 1980.
Com uma extensão territorial de 4.203 quilómetros quadrados, o município possui três comunas (Tabi, Bela Vista e Ambriz sede). Faz fronteira a Norte, com o município do Nzeto, província do Zaire, a Leste com o Nambuangongo, à Sul com o município do Dande e a oeste com o Oceano Atlântico.
Segundo a administradora municipal de Ambriz, Anastácia de Vasconcelos, a implementação de diversos projectos no âmbito do Programa de Desenvolvimento Integrado de Combate à Pobreza (PDICP), Plano Integrado de Implementação nos Municípios (PIIM), Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI) e do Programa de Apoio à Promoção da Empregabilidade (PAPE) garante o franco desenvolvimento da região.
No âmbito do PIIM, foram concebidos 13 projectos, dos quais quatro já foram inaugurados para melhorar o funcionamento dos sectores da Saúde e Educação.
Anastácia de Vasconcelos avançou que outros projectos encontram-se em fase de execução, para serem inaugurados e colocados à disposição dos munícipes nos próximos dias. Explicou que, no âmbito do PDICP foi possível reabilitar algumas escolas e postos de saúde.
No Ambriz, há muito que a energia eléctrica deixou de ser um problema para os moradores da vila municipal. A administradora destacou que, neste sector, o município teve um grande ganho.
"Temos aqui uma subestação de energia, que abastece a sede do município, e neste momento a ENDE realiza trabalhos de expansão da rede e ligações domiciliares nos bairros da periferia. É um grande esforço feito pelo nosso governo”, salientou.
Sobre a água, Anastácia de Vasconcelos referiu que tudo está a ser feito para que seja melhorado o abastecimento às populações locais. Avançou que, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Integrado e Combate à Pobreza foram construídos pequenos sistemas de água nas comunidades onde não existiam ligações domiciliares, além de quatro chafarizes.
No município, a Estação de Tratamento de Água (ETA) assegura a captação e distribuição do precioso líquido aos moradores da vila municipal.
"Parabéns à toda a população do Ambriz. Festeje com tranquilidade, muita paz e disciplina, porque apesar de ser uma data festiva é, também, um dia de reflexão”, apelou.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro do Interior, Eugénio Laborinho, inaugurou, hoje, no Lubango, província de Huíla, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), equipado para monitorar vários pontos do casco urbano e zonas da periferia.
O Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, apelou ao Serviço de Investigação Criminal (SIC), na inauguração da Sede de Cabinda, para que se preste atenção especial aos crimes cibernéticos praticados na província.
O líder do MPLA e candidato a Presidente da República, João Lourenço, participou, este domingo, em Luanda, num passeio de bicicleta, integrado num acto de apoio a sua candidatura nas Eleições Gerais de 24 de Agosto.
Até Dezembro deste ano, a companhia aérea angolana de bandeira (TAAG) vai implementar voos de ligação entre as cidades do Uíge, Cabinda e Kinshasa (República Democrática do Congo), anunciou ontem, o líder do MPLA, sendo ovacionado pela população que o acompanhava atentamente. Ouvia-se, entre gritos e assobios, que era uma boa "notícia".
A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) considerou improcedente a reclamação do Partido Humanista de Angola (PHA) sobre determinados aspectos da Lei Eleitoral, por ser submetida fora do prazo. A informação foi prestada, ontem, em Luanda, pelo porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, no final da sessão plenária extraordinária daquele órgão.
O presidente do P-Njango, Dinho Chingunji, disse, ontem, em Moçâmedes, província do Namibe, que, caso vença as Eleições Gerais de 24 de Agosto, vai apostar na juventude, por ser a franja maioritária da sociedade angolana e que está “bem preparada para conduzir, com eficiência, os destinos do pais”.
Os representantes das forças políticas e coligação de partidos, na província do Cuando Cubango, concorrentes às próximas eleições gerais de 24 de Agosto , garantiram, na cidade de Menongue, estarem preparados para “mergulharem” mata adentro, ao encontro das comunidades das zonas de difícil acesso e convencer as pessoas a votarem nos seus programas de governação.
O representante permanente de Angola Junto da União Africana (UA), embaixador Francisco José da Cruz, integra a Missão de Observação Eleitoral conjunta de curto prazo da UA e do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), que vai acompanhar as Eleições Gerais no Quénia do dia 9 deste mês.