Cultura

Amantes das artes em Luanda têm um novo espaço cultural

Analtino Santos

Jornalista

Luanda terá um novo espaço para os amantes da cultura e artes com a inauguração, no sábado, do Prova D’Arte Miramar, enquadrada no programa das celebrações dos 446 anos das Festas da Cidade da Kianda.

19/01/2022  Última atualização 06H55
Sabino Henda é um dos músicos convidados para o show de sábado com o suporte da Banda FM © Fotografia por: Eduardo Pedro | Edições Novembro
A abertura oficial acontece a partir das 11h00, com a presença de autoridades do Governo Provincial de Luanda e da Comissão Administrativa e convidados. Do programa consta a inauguração de uma exposição fotográfica e uma feira de artes. O ambiente sonoro será com o melhor da música angolana e com a projecção de vídeos sobre Luanda.
Ainda no sábado, primeiro dia de actividades que se estenderão até terça-feira, será lançado o projecto "Sentada Luandense” baseado numa conversa com mais velhos sobre estórias e histórias de Luanda. A jornada encerrará com música a ser proporcionada por Sabino Henda e Acácio, com o suporte musical da Banda FM.

No domingo de manhã, acontecerá a abertura do espaço ao público, às 7h00. A partir das 7h30, o programa "Poeira no Quintal”, agora na Rádio Cultura Angola, em conexão com o canal principal da Rádio Nacional de Angola, será realizado no Prova D’Arte Miramar. Ainda no domingo, será lançada, às 9h00, a  1ª edição do Kambas e Ketas no Kintal, com as presenças de Calabeto, Santocas, Legalize e Voto Gonçalves.

No período da tarde, acontece a Feira de Gastronomia, a abertura da feira do livro e do disco, a exposição fotográfica e de artes e uma oficina de artes com o músico e pesquisador cultural Jorge Mulumba, com término previsto para as 20h00.  
Na segunda-feira, a partir das 12h00, continua a exposição de fotografia, pintura e artes. Neste dia está prevista a exibição de um filme sobre Luanda e para finalizar a programação diária a realização do concerto "Serenata a Lu-anda”, exibição de trova e poesia, sob responsabilidade do Movimento Lev’Arte.
No dia dedicado à cidade de Luanda, 25 de Janeiro, aos atractivos dos dias anteriores como a feira gastronómica e de artes (livro, disco e fotografia), está agendada mais uma edição da "Sentada Luandense” com as presenças de Carlos Lamartine, Roldão Ferreira e Cirineu Bastos.

Está reservado a entrega de prémios do concurso radiofónico sobre Luanda e a exibição de mais um filme sobre a cidade da Kianda. O encerramento das actividades, que marcarão a abertura do  Prova D’'Arte Miramar, será marcado com o concerto "Canções de Luanda”.   

Prova D'Arte é um colectivo de amantes e promotores da cultura angolana com o  objectivo de divulgar várias vertentes da arte nacional. Depois desta jornada inaugural a programação do espaço será eclética e com o foco na valorização dos aspectos endógenos e  na exaltação de personalidades angolanas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura