Mundo

Alpha Condé e esposa transferidos para casa

A Junta Militar que governa a Guiné Conacri anunciou, quarta-feira, que o Presidente deposto, Alpha Condé, foi mandado para uma residência onde se encontra com a esposa, depois de ter sido mantido incomunicável durante meses, segundo um comunicado oficial citado pela AFP.

03/12/2021  Última atualização 11H10
Militares prometem dar tratamento condigno a Alpha Condé © Fotografia por: DR
Condé, de 83 anos, governou o país africano por quase 11 anos, antes de ser deposto em 5 de Setembro por um golpe militar.

Num comunicado transmitido pela televisão estatal, a Junta informou que Condé estava numa casa com a esposa, Hadja Djene Kaba Condé, nos arredores da capital. Não se esclareceu se o antigo estadista está em prisão domiciliar ou se tinha outras restrições.

A junta "continuará a dar ao ex-Chefe de Estado um tratamento de acordo com a sua posição e o faz sem nenhuma pressão nacional ou internacional”, acrescentou a declaração.

A Comunidade Económica de Desenvolvimento dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) impôs sanções a vários dirigentes golpistas e exigiu "a libertação incondicional” de Condé. Esta organização também suspendeu a Guiné do bloco e pediu a realização de eleições em seis meses.

O novo homem forte do país, o coronel Mamady Doumbouya, foi empossado em Outubro como Presidente interino. Embora se tenha comprometido a realizar as eleições e restaurar o comando civil, Doumbouya não fixou um prazo para a transição.

      O militar, ex-integrante da legião francesa, justificou o golpe ao acusar Condé de corrupção e autoritarismo.
       A Junta dissolveu o Governo e substituiu ministros, governadores e autarcas por soldados e administradores escolhidos a dedo. Na segunda-feira, Doumbouya, reiterou a visão de estar em curso um trabalho positivo por parte dos vários ministros.

Segundo a AFP, esta declaração aconteceu no final da primeira reunião do novo Executivo, dirigido pelo Primeiro-Ministro, Mohamed Beavogui.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo