Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
O empresário e antigo político espanhol Josep Piqué declarou, segunda-feira, que a expansão da influência chinesa e russa na América Latina é preocupante e as lideranças ocidentais devem contribuir para manter os valores democráticos nestes países.
"Partilho esta preocupação do Presidente [do Brasil, Inácio] Lula da Silva sobre a expansão da influência chinesa e russa, em diferentes níveis, na América Latina”, declarou o antigo porta-voz do Governo espanhol, segundo a Lusa.
No final do mês passado, Lula da Silva visitou a Argentina e o Uruguai e expressou preocupação com a expansão da influência russa e, nomeadamente, chinesa, nestes dois países, declarando que a América do Sul e a América Latina deveriam manter-se unidas.
"A minha preocupação em relação à Rússia existe porque além do conteúdo económico, com os investimentos e comércio, também há um conteúdo militar, nomeadamente quando vemos a interferência russa na África Central, no Sahel ou mesmo na Venezuela”, sublinhou Piqué, que ocupou os cargos de ministro da Ciência e Tecnologia, da Indústria e Energia e dos Negócios Estrangeiros entre 1996 e 2003, durante o governo do primeiro-ministro José Maria Aznar, do Partido Popular (PP).
Piqué referiu que, em relação à China, as preocupações são distintas, pois "os investimentos chineses no conjunto da América Latina são cada vez mais importantes e em relação a alguns países, converteu-se no primeiro parceiro comercial. As únicas excepções lógicas são o México e os Estados Unidos”.
"Os Estados Unidos e nós temos uma grande responsabilidade importante para que América Latina não acabe por se aproximar das posições que mantêm estas potências autoritárias e que preservem os valores democráticos”, afirmou.
Para o antigo político espanhol, toda a América Latina tem de estar em sintonia.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNove mineiros da República Democrática do Congo foram resgatados com vida de uma mina de ouro, em Kivu do Sul, após um desabamento, devido às chuvas fortes que se fizeram sentir na região, último sábado, noticiou, esta terça-feira, a Lusa.
O ministro da Segurança Nacional israelita anunciou que a controversa proposta de reforma judicial, que está na origem dos protestos que se registam nas ruas de diversas cidades do país, foi suspensa por várias semanas.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
Pelo menos, 4.434 famílias carenciadas do município do Rivungo, que dista há mais de 700 quilómetros da capital do Cuando Cubango (Menongue) começam a beneficiar, a partir de primeira quinzena do mês de Abril, das transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social, denominado Kwenda.
Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pelo director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, trabalha, esta terça-feira, na localidade de Muculo-a-Ngola, onde vai avaliar as condições para a edificação do memorial e requalificação dos túmulos do Reino do Ndongo, designadamente, Rainha Njinga Mbande, Ngola Kiluanje e Mbingue a Mbande, que jazem naquela localidade histórica, que dista a mais de 200 quilómetros a norte de Malanje.
Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou, esta terça-feira, em Luanda, a dimensão da Edições Novembro no sector da comunicação social angolana, durante uma visita à empresa.