Mundo

Aliança russo-chinesa preocupa ocidentais

O empresário e antigo político espanhol Josep Piqué declarou, segunda-feira, que a expansão da influência chinesa e russa na América Latina é preocupante e as lideranças ocidentais devem contribuir para manter os valores democráticos nestes países.

07/02/2023  Última atualização 09H30
Aliança russo-chinesa preocupa ocidentais © Fotografia por: DR

"Partilho esta preocupação do Presidente [do Brasil, Inácio] Lula da Silva sobre a expansão da influência chinesa e russa, em diferentes níveis, na América Latina”, declarou o antigo porta-voz do Governo espanhol, segundo a Lusa.

No final do mês passado, Lula da Silva visitou a Argentina e o Uruguai e expressou preocupação com a expansão da influência russa e, nomeadamente, chinesa, nestes dois países, declarando que a América do Sul e a América Latina deveriam manter-se unidas.

"A minha preocupação em relação à Rússia existe porque além do conteúdo económico, com os investimentos e comércio, também há um conteúdo militar, nomeadamente quando vemos a interferência russa na África Central, no Sahel ou mesmo na Venezuela”, sublinhou Piqué, que ocupou os cargos de ministro da Ciência e Tecnologia, da Indústria e Energia e dos Negócios Estrangeiros entre 1996 e 2003, durante o governo do primeiro-ministro José Maria Aznar, do Partido Popular (PP).

Piqué referiu que, em relação à China, as preocupações são distintas, pois "os investimentos chineses no conjunto da América Latina são cada vez mais importantes e em relação a alguns países, converteu-se no primeiro parceiro comercial. As únicas excepções lógicas são o México e os Estados Unidos”.

"Os Estados Unidos e nós temos uma grande responsabilidade importante para que América Latina não acabe por se aproximar das posições que mantêm estas potências autoritárias e que preservem os valores democráticos”, afirmou.

Para o antigo político espanhol, toda a América Latina tem de estar em sintonia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo