Mundo

Alemanha: Partido de Merkel elege hoje novo líder

Quase um ano depois de Annegret Kramp-Karrenbauer se demitiu da liderança da União Democrata-Cristã (CDU) e após dois adiamentos por causa da pandemia da Covid-19, os Conservadores alemães escolhem, hoje, o seu novo líder.

16/01/2021  Última atualização 18H59
© Fotografia por: DR
A corrida é entre três advogados de formação, católicos, do Estado da Renânia do Norte-Vestefália, que se estrearam no Bundestag em 1994 - Friedrich Merz, Armin Laschet e Norbert Röttgen. Mas na luta para suceder à chanceler, Angela Merkel, o favorito é um quarto: o líder dos aliados bávaros da CDU, Markus Söder.

No congresso online que arrancou, ontem, 1001 delegados vão eleger o próximo líder. Uma vez que este tem sido tradicionalmente o escolhido para ser candidato a chanceler, a corrida seria à partida o primeiro passo para suceder a Merkel - que deixará o poder depois das eleições de 26 de Setembro, quase 16 anos após ter assumido o cargo. Mas uma sondagem da Der Spiegel indica que 40% dos alemães acreditam que Söder, o líder da CSU e presidente do estado da Baviera, seria o melhor candidato conservador a chanceler.

O primeiro passo para a CDU decidir o futuro passa contudo por ter um líder. Annegret Kramp-Karrenbauer (ou AKK, como é conhecida) era vista como a herdeira de Merkel e foi eleita em Dezembro de 2018, dois meses depois de a chanceler anunciar que não iria recandidatar-se nem a liderar o partido nem a um novo mandato à frente dos destinos da Alemanha.

Mas nunca conquistou os eleitores e, depois da confusão eleitoral no estado da Turíngia (onde a CDU acabou por votar ao lado da extrema-direita da Alternativa para a Alemanha), acabou por anunciar a sua saída em Fevereiro de 2020.
A pandemia da Covid-19 - com quase dois milhões de casos na Alemanha e quase 44 mil mortes (mais 1244 só no boletim de ontem) - obrigou a adiar as eleições inicialmente marcadas para Abril. A nova data, Dezembro, acabaria também por ser mudada, já em Setembro. Ao longo de quase um ano, os três candidatos à liderança têm ficado à espera, o que pode baralhar as contas quanto ao vencedor.

Nas sondagens ao longo do ano, o favorito à vitória tem sido Friedrich Merz, de 65 anos, que foi derrotado em 2018 por AKK. Antigo eurodeputado e líder do grupo CDU-CSU no Bundestag entre 2000 e 2002, defende uma postura firme em matéria de segurança e de imigração.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo