Mundo

Alemanha mantém restrições na distribuição de gás

A Agência Federal de Redes da Alemanha (Bundesnetzagentur) afastou, domingo, o cenário de uma escassez de gás durante este inverno, mas defendeu a necessidade de manter o esforço de poupança, notícia a agência Efe.

09/01/2023  Última atualização 10H46
© Fotografia por: DR

"Ainda que exista sempre uma margem de risco, não previmos que alguma coisa possa correr mal durante este inverno", afirmou o director da Bundesnetzagentur, Klaus Müller, em declarações ao jornal alemão 'Bild am Sonntag'.

O responsável estimou que no final do inverno os depósitos de gás estarão a 50% da sua capacidade total, estando neste momento com níveis de 90%.

O Governo alemão tinha estabelecido como meta que os depósitos estivessem em Fevereiro com níveis de 40%. "Nunca se pode descartar algo por completo, mas a possibilidade de não alcançarmos essa meta é irrealista", apontou Klaus Müller.

Apesar deste optimismo, o director da Agência Federal de Redes da Alemanha defendeu a necessidade de manter o esforço de poupança de gás, consideran-do que a postura contrária "sairia muito cara" e seria " não solidária".

"Um aumento do consumo de gás conduziria a um aumento dos preços para as indústrias muito dependentes da energia que, depois de verem os seus gastos aumentar exponencialmente no verão, podem agora recuperar", argumentou.

Na perspectiva de Klaus Müller, o cenário aponta para que se tenha atingido um nível de preços que possam manter nos próximos dois anos, ainda que existam, pelo menos, três factores de risco, nomeadamente que o próximo inverno seja rigoroso, o aumento do consumo de energia na China e as possíveis ameaças a infra-estruturas de gás.

Na sequência da guerra na Ucrânia, a Alemanha implementou uma estratégia para substituir o gás proveniente da Rússia, que representava 60% do consumo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo