Mundo

Alemanha congela envio de tanques para a Ucrânia

Em declarações aos 'media' no decurso de uma visita em Marienberg aos soldados alemães da Força Conjunta de Elevada Disponibilidade (VJTF) da NATO, a ministra declarou que “não existe qualquer decisão do Governo sobre a entrega de carros de combate”.

13/01/2023  Última atualização 12H57
© Fotografia por: DR

"Esta decisão não foi tomada e por isso esta questão ainda não se coloca. Quando se tomam decisões, sempre procedemos em aplicá-las com a maior celeridade”, afirmou.

Recordou ainda que a Alemanha se comprometeu com a Ucrânia sobre o envio de 40 veículos blindados de infantaria Marder no primeiro trimestre deste ano e em garantir o treino na sua utilização, e que "por isso não haverá atrasos, antes o compromisso de que será cumprido como ficou acordado”.

"Todas as decisões adicionais são tomadas no Governo e até se tomarem decisões não há necessidade de adoptar medidas adicionais”, respondeu Lambrecht ao ser questionada se não seria conveniente analisar no imediato as possíveis unidades de tanques Leopard 2 disponíveis.

A ministra assinalou ainda que a Alemanha se está a adaptar à alteração da situação na Ucrânia com o próximo envio dos Marder, e considerou "ser esta a abordagem correcta, não excluir nada” e fazê-lo em coordenação com os parceiros internacionais.

"Será esse procedimento que também adoptaremos no futuro, adaptarmo-nos sempre às alterações da situação, sem o fazer de forma autónoma”, acrescentou.

Por sua vez, afirmou que de momento "não existem pedidos da Polónia nem de algum outro país” para a entrega de tanques Leopard 2 à Ucrânia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo