Mundo

Alemães protestam contra o envio de tanques

Centenas de manifestantes marcharam pelas ruas de Munique, uma das principais cidades da Alemanha, em protesto contra o envio de tanques Leopard 2 à Ucrânia, conforme anunciado pelo Governo alemão.

27/01/2023  Última atualização 10H58
© Fotografia por: DR

Entoando palavras de ordem por uma resolução pacífica do conflito ucraniano, os manifestantes percorreram a cidade durante a noite.

Bandeiras com a palavra "paz”, em inglês e alemão, também foram empunhadas pelos activistas.

Na quarta-feira, o Governo de Olaf Scholz  anunciou o envio de 14 tanques Leopard 2 para a Ucrânia, num movimento concertado com os Estados Unidos que, por sua vez, também anunciou o envio de 31 tanques M1 Abrams para a Ucrânia.

 Outros protestos foram registados em outros países europeus. Na Grécia e Polónia, protestantes foram às ruas reivindicar por paz, pela interrupção do envio de armas e pelo fim das sanções anti-russas. A Rússia já havia enviado uma nota aos países da OTAN por causa do fornecimento de armas à Ucrânia.

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia.O MRE russo afirmou que os países da OTAN "estão a brincar com fogo” ao fornecer armas à Ucrânia.

O porta-voz presidencial, Dmitry Peskov, afirmou que inundar a Ucrânia com armas do Ocidente não contribui para o sucesso das negociações russo-ucranianas e terá um efeito negativo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo