Economia

AIPEX em organização da Commonwealth

A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) anunciou ter sido convidada a tornar-se parceiro estratégico ou membro do Conselho Empresarial e de Investimentos da Commonwealth (CWEIC), e o presidente do instituto público angolano, António Henriques da Silva, a passar a integrar o Conselho Consultivo da organização.

31/07/2022  Última atualização 12H11
Vista da reunião do Conselho Empresarial e de Investimento da Commonwealth em Kigali © Fotografia por: DR

Os convites foram endereçados depois da participação que a AIPEX considera "bem-sucedida” no Fórum Empresarial da Commonwealth (CBF), em Kigali, Rwanda, em Junho último, um evento que contou com a participação do príncipe de Gales, Charles, assim como de Chefes de Governo, ministros e mais de 1.700 líderes empresariais de toda a Commonwealth, segundo um comunicado divulgado, ontem, pela agência angolana.

A presidente do CWEIC, Marland of Odstock, apresentou uma proposta pessoal para a AIPEX tornar-se um dos parceiros estratégicos e, a António Henriques da Silva, para integrar o Conselho Consultivo Global, ao que este último respondeu manifestando honra e reconhecimento da importância da Commonwealth.

A isso, o líder da AIPEX juntou a relevância das economias e tendências dos Estados membros da comunidade, focados na criação de sociedades inclusivas, desenvolvimento sustentável e boa-governação, metas que disse estarem alinhadas às prioridades do Governo angolano, de acordo com o comunicado.

"A AIPEX considera este um marco importante para a República de Angola, uma vez que o Governo, sob a liderança do Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, através das actuais reformas económicas, sociais e políticas em curso, alcançou e continua a alcançar resultados que são reconhecidos pelas organizações internacionais, aliados à uma forte agenda de diplomacia económica ao mais alto nível, cumprindo, assim, a missão do Governo angolano de atrair mais investimento estrangeiro para o país”, acrescenta o documento.

Dessa forma, prossegue o comunicado, a AIPEX vai juntar-se a outros Parceiros Estratégicos Globais do CWEIC, que incluem multinacionais como Afreximbank, Standard Chartered e Dangote Group, governos regionais, como o da cidade de Londres, o Governo de Queensland (Austrália) e o Governo de Jersey (Estados Unidos), além de países como Bangladesh, Malta e Reino Unido.

O CWEIC é uma organização sem fins lucrativos, em que os membros são admitidos apenas por convite, sendo a única instituição com mandato de 56 Chefes de Governo da Commonwealth para promover o comércio e o investimento entre os países membros da Commonwealth, constituindo-se, também, na rede de negócios da Commonwealth.

O CWEIC estabeleceu uma presença internacional na Austrália, Caraíbas, Ghana, Gibraltar, Índia, Malásia, Malta, Nigéria, Singapura, Sri Lanka e Emirados Árabes Unidos, tendo directores nacionais dedicados a cada um desses mercados e um processo em curso para o lançamento de uma plataforma em Nairobi, no Quénia.

 

Benefícios da parceria

Entre outros benefícios, como membro do CWEIC, a AIPEX vai indicar um representante para fazer parte do Conselho Consultivo Global do CWEIC, que se reúne três vezes por ano, em Londres, com representantes de empresas e governos de mais de 25 países.

Vai interagir com líderes empresariais de topo e decisores governamentais, por meio de uma rede de cerca de 100 empresas e governos, em eventos do CWEIC, seminários virtuais sectoriais e em delegações internacionais.

Contacta, directamente, os directores nacionais da CWEIC, ligando a AIPEX aos principais actores governamentais e comerciais nos mercados dos países membros, com os quais organiza reuniões individuais mediante solicitação. A agência angolana disse contar desempenhar um papel formal no Fórum de Negócios da Commonwealth, ajudando a promover-se à escala global.

O Fórum Empresarial da Commonwealth é o principal ponto de encontro entre empresas e governos da comunidade, contando com a participação de Presidentes, Primeiros-Ministros, ministros e líderes empresariais daquele espaço linguístico.

Em Dezembro de 2022, o CWEIC realiza a Cimeira do Comércio e Investimento da Commonwealth entre empresas e governos (CTIS), em Londres, um evento híbrido que contará com a participação de 56 países membros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia