A 120ª edição das Festas de Nossa Senhora do Monte, abre, hoje, na cidade do Lubango, com uma ementa caprichada pela organização com destaque para várias actividades socioculturais, desportivas, económicas, entre outras que se prevê atrair dezenas de turistas nacionais e estrangeiros.
O antigo Instituto Médio Agrário, que se dedicava à formação, até os anos 80, de quadros para a agronomia é hoje uma escola de referência, ao nível local, de formação em artes e ofícios, denominada “Cidade Jovem de Sucesso”.
Mais de duas mil famílias do município da Ecunha, província do Huambo, vão beneficiar, nos próximos dias, de um sistema de produção e distribuição de água potável, equipamento social construído no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
O presidente do Conselho de Administração da Empresa Provincial de Águas do Huambo, Adolfo Elias, avançou que decorrem os trabalhos de ensaios e formalização de contratos, para que, ainda esta semana, o empreendimento seja entregue à população da Ekunha.
O responsável frisou que o sistema tem a capacidade de bombear 150 metros cúbicos de água por hora, e foram criadas todas as condições técnicas para ser inaugurado depois de feitos vários ensaios.
A administradora municipal da Ekunha, Guilhermina Bacia, considerou que o PIIM tem estado a ajudar na expansão e melhoria da actual rede de distribuição de água à circunscrição.
Guilhermina Bacia disse que o empreendimento está a ser instalado de acordo com as perspectivas de crescimento populacional da região e tem como propósito melhorar as condições sociais das populações das periferias.
A administradora avançou que o programa de reforço de abastecimento de água aos bairros periféricos da vila vai ser extensivo a outras localidades, por constar entre as prioridades do governo local, no quadro PIIM.
Com a concretização deste projecto, enfatizou a responsável administrativa, a população deixa de consumir água proveniente dos rios, evitando, assim, o surgimento várias doenças de fórum hídrico.
Além dos projectos no sector das Águas, Guilhermina Bacia acrescentou que outras iniciativas estão a ser desenvolvidas no meio rural, pelo Governo Provincial do Huambo, com destaque para o fornecimento de energia eléctrica, fomento da actividade comercial e expansão da rede sanitária.
No quadro do mesmo projecto, a administradora municipal de Ecunha avançou que estão a ser construídos, ainda dentro deste ano, vários chafarizes a nível dos bairros para a distribuição de água potável, interligados com torneiras em quintais.
A responsável acredita, ainda, que "com a implementação destes projectos ficam para trás os tempos em que as populações tinham de percorrer longas distâncias à procura de água potável”.
Guilhermina Bacia pediu maior colaboração da população na conservação dos bens e na denúncia de quem vandaliza tais serviços públicos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro do Interior, Eugénio Laborinho, inaugurou, hoje, no Lubango, província de Huíla, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), equipado para monitorar vários pontos do casco urbano e zonas da periferia.
O Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, apelou ao Serviço de Investigação Criminal (SIC), na inauguração da Sede de Cabinda, para que se preste atenção especial aos crimes cibernéticos praticados na província.
O líder do MPLA e candidato a Presidente da República, João Lourenço, participou, este domingo, em Luanda, num passeio de bicicleta, integrado num acto de apoio a sua candidatura nas Eleições Gerais de 24 de Agosto.
Até Dezembro deste ano, a companhia aérea angolana de bandeira (TAAG) vai implementar voos de ligação entre as cidades do Uíge, Cabinda e Kinshasa (República Democrática do Congo), anunciou ontem, o líder do MPLA, sendo ovacionado pela população que o acompanhava atentamente. Ouvia-se, entre gritos e assobios, que era uma boa "notícia".
A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) considerou improcedente a reclamação do Partido Humanista de Angola (PHA) sobre determinados aspectos da Lei Eleitoral, por ser submetida fora do prazo. A informação foi prestada, ontem, em Luanda, pelo porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, no final da sessão plenária extraordinária daquele órgão.
O presidente do P-Njango, Dinho Chingunji, disse, ontem, em Moçâmedes, província do Namibe, que, caso vença as Eleições Gerais de 24 de Agosto, vai apostar na juventude, por ser a franja maioritária da sociedade angolana e que está “bem preparada para conduzir, com eficiência, os destinos do pais”.
Os representantes das forças políticas e coligação de partidos, na província do Cuando Cubango, concorrentes às próximas eleições gerais de 24 de Agosto , garantiram, na cidade de Menongue, estarem preparados para “mergulharem” mata adentro, ao encontro das comunidades das zonas de difícil acesso e convencer as pessoas a votarem nos seus programas de governação.
O representante permanente de Angola Junto da União Africana (UA), embaixador Francisco José da Cruz, integra a Missão de Observação Eleitoral conjunta de curto prazo da UA e do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), que vai acompanhar as Eleições Gerais no Quénia do dia 9 deste mês.