Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).
Os centros de aconselhamento familiar e salas de atendimento às vítimas de violência registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 531 casos, se comparados ao ano passado, no mesmo período, informou, ontem, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.
O abastecimento de água a vários bairros do município de Cacuaco, que se encontram privados do produto, há semanas, pode ser restabelecido ainda neste final de semana, garantiu, ontem, o porta-voz da Empresa Pública de Águas de Luanda (EPAL).
Vladimir Bernardo explicou que esforços estão a ser envidados para superar duas roturas registadas na conduta, sendo uma na zona da Nova Urbanização e outra junto à Ecocampo, que deixaram vários bairros de Cacuaco sem água potável.
Sobre o andamento dos trabalhos da terceira fase no Candelabro, o porta-voz anunciou que os trabalhos já terminaram, decorrendo, neste momento, ensaios dos equipamentos.
Vladimir Bernardo salientou que, tão logo seja terminada essa etapa, vão ser colocadas as condutas sob pressão e melhorar a situação do Sequele, a parte de Cacuaco que deverá consumir a maior parte da água desse projecto, e do bairro Mayé Mayé e a comuna da Funda.
Enquanto isso, a maioria dos bairros do município de Cacuaco vive uma crise de fornecimento de água, desde há vários meses, situação que está a complicar a população local.
No bairro da Boa Esperança Central, no distrito do Kicolo, por exemplo, além de estar muito abaixo da sua real pressão, a água jorra a conta-gotas à madrugada, obrigando a que quem quiser fazer uma reserva tenha de acordar àquela hora para o efeito.
Antonica Domingos dos Santos, moradora do referido bairro de Cacuaco, mostrou-se constrangida com a situação das restrições, avançando que há uma dependência quase total de cisternas privadas que abastecem tanques da vizinhança.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Polícia Nacional considera positivo o balanço dos quatro dias da peregrinação ao Santuário da Muxima, na Vila da Quiçama, em Luanda, pelo registo de, apenas, três infracções, num acto que reuniu mais de um milhão de fiéis.
Swelia António, de 25 anos, é a nova Miss Angola, eleita sábado último, num concurso realizado em Benguela, no qual foi ainda distinguida com o título de primeira-dama de honor a candidata Yasser Coimbra e como segunda-dama Nelma Tchissola.
A peregrinação à Mamã Muxima, que decorre desde quinta-feira, encerra hoje, tendo como ponto mais alto a celebração eucarística pontifical, a ser presidida pelo arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias.
O euro continuou, esta terça-feira, a negociar ligeiramente acima de 1,02 dólares, com o mercado prudente antes da publicação de dados da inflação nos Estados Unidos que podem influenciar as decisões da Reserva Federal em Setembro.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).