Economia

Água e iluminação pública entre os projectos sociais que estão inscritos no PIIM

Seis dos oitos projectos de infra-estruturas socioeconómicas aprovados, no município do Luchase, foram inscritos no âmbito do Programa Integrado e Intervenção nos Municípios (PIIM) e estão orçados em mais de 3 mil milhões de kwanzas.

19/06/2020  Última atualização 12H07
Vigas da Purificação| Edições Novembro © Fotografia por: A estratégia passa por melhorar a qualidade de vida do Luchase



A localidade beneficiou de infra-estruturas entre escolas de sete salas de aulas cada, centros de saúde, sistemas de captação, tratamento e distribuição de água e a instalação de postos de iluminação pública
.
Os empreiteiros já receberam os 15% do valor da execução das infra-estruturas que serão erguidas nas localidades de Tempué, Muié e na Vila de Cangamba.

A maior parte dos projectos do PIIM na província do Moxico tem prazo de sete meses de execução.
O administrador municipal do Luchase, Moisés Capalo Cambembe, disse ao Jornal de Angola que o Programa Integrado e Intervenção nos Municípios vai absorver alguns problemas nas comunidades, principalmente, no diz respeito à situação sanitária e o número de crianças fora no subsistema do ensino.

Energia

O município do Moxico foi contemplado em mais de dois mil milhões de kwanzas para a construção da rede de iluminação pública foto voltaica para 100 postos num percurso de cinco quilómetros.

O administrador municipal do Moxico, Valdemar Salomão, afirmou que o PIIM abrange também a vedação e restauração dos centros médicos do bairro Social e Cawango que vai dar qualidade aos serviços sanitários no município.

O programa consta também a construção e reabilitação de passeios, lancis e jardins na cidade do Luena, kits administrativos, pontecos (pontes de madeiras), aquisição de jangadas para transportar pessoas e mercadorias nas localidades de difícil acesso.

Valdemar Salomão salientou ainda para o PIIM está em curso outros programas que estão a mudar a imagem da cidade do Luena como trabalhos de terraplanagem para os bairros periféricos e rede eléctrica de iluminação pública e ginásio de rua para a prática desportiva.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia