Economia

AGT quer ver melhorada a partilha de informação

A Administração Geral Tributária (AGT) tem em carteira para o ano de 2023 a melhoraria da partilha da informação aduaneira com os entes públicos, operadores da cadeia do comércio externo e países internacionais e o aperfeiçoamento das tecnologias de informação.

29/01/2023  Última atualização 17H31
Ministério das Finanças aposta na modernização dos serviços © Fotografia por: DR

Segundo o director dos serviços aduaneiros, Jerónimo Cambalanga, que falava em ocasiao do dia das alfândegas, a AGT tem ainda como objectivo para este ano, a melhoria dos procedimentos aduaneiros com vista a facilitar  o comércio  lícito e dirimir o comércio ilícito transfronteiriço. Disse, que actualmente a partilha de informação tem sido reconhecida, por parte das organizações, como um recurso indispensável para a potencialização dos países.

"Nesta senda, a AGT tem partilhado informação para melhor cooperar na desmaterialização e desburocratização dos processos de desalfandegamento de mercadorias", disse.

Afirmou por outro lado, que a partilha de conhecimento, por intermédio da realização de fóruns de concertação, tem sido um veículo de promoção de sinergias, fortalecimento de parcerias e abertura de diálogo com o sector público/empresarial.

Jerónimo Cambalanga disse que, para dar sustentabilidade a todas estas iniciativas, "foram criados canais de comunicação como: portais virtuais, revistas especializadas, divulgação nos media e redes sociais, que têm contribuído activamente na conscientização sobre a contribuição das Alfândegas na protecção da indústria nacional, no controlo das fronteiras do país, bem como na protecção do meio ambiente.”

Argumentou que é pretensão da AGT continuar a massificar o diálogo em prol da melhoria da facilitação e do controlo, assim como, implementar iniciativas que fomentem a partilha do conhecimento. Angola aderiu à Organização Mundial das Alfândegas (OMA) em 1989, através da resolução N.º 9/89, de 8 de Abril, com a finalidade de implementar os programas da mesma, de modo a facilitar o comércio lícito, maximizar a arrecadação de receitas e protecção da sociedade.

No dia das alfândegas comemora-se, 26 de Janeiro, neste ano, toda a família aduaneira, a nível mundial, celebrou o dia das Alfândegas sob o lema "Nutrir a nova geração: promovendo uma cultura de partilha de conhecimento e orgulho profissional”.

 

Leilão Online

Hoje, a AGT realiza, na sua plataforma, um leilão Online.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia